Os dados, referentes a 2023, aparecem em estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal, e foram compilados pela InvestSP. Foto: Divulgação
Nacional
De cada 10 empresas exportadoras, 4 estão no Estado de SP, diz pesquisa
Os dados, referentes a 2023, aparecem em estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Governo Federal
De cada 10 empresas brasileiras exportadoras, pelo menos 4 estão no Estado de São Paulo. São 12.604 instaladas no Estado, o que representa 44,2% das 28.524 companhias do país que vendem para o exterior.
Os dados, referentes a 2023, aparecem em estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal, e foram compilados pela InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).
O documento mostra que, em 2023, as exportações paulistas movimentaram US$ 72,4 bilhões – o equivalente a mais de R$ 360 bilhões.
Para o presidente da InvestSP, Rui Gomes, investimentos em inovação, formação de mão de obra, universidades renomadas, além do Porto de Santos e três grandes aeroportos – Cumbica, Congonhas e Viracopos – favorecem o Estado.
Mais, porém menores
Por outro lado, a gerente de Competitividade e Exportação da InvestSP, Elisabete Donato, explica que o desafio é aumentar o número de empresas exportadoras, já que elas são minoria em relação às maiores geradoras de emprego.
“Por isso temos nos esforçado para apoiar, principalmente, as de micro, pequeno e médio porte, responsáveis por 80% da geração de empregos no país. Elas, normalmente, têm mais dificuldades para acessar o mercado internacional. Mas, com o suporte adequado, podem chegar longe”, afirma.