O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, também anunciou que o fórum contará agora com conselhos seccionais (Crédito: Saulo Cruz/Brasil Export)
Brasil Export
De evento local a um movimento: Brasil Export se expande para mundo
Em cerimônia de abertura, CEO do Brasil Export faz um balanço dos 20 anos do principal fórum do setor no país
A cerimônia de abertura do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, realizada na quarta-feira (19), em Brasília, foi marcada pelo levantamento dos 20 anos do evento, o principal do setor no país. E as suas expansões não param de acontecer.
“Começamos com um evento local em 2003 e nos tornamos um movimento nacional. Agora, trilhando os passos para ser um movimento multicontinental, na medida em que nos preparamos para ir a Montevidéu (Uruguai) com o Mercosul Export. E prestes a voltar a Portugal e Espanha. Nossos afazeres cotidianos não nos impedem de participar desse trabalho de construção diária por um coletivo chamado Brasil Export”, disse.
Julião também anunciou que o fórum contará agora com conselhos seccionais. Também foram anunciados os primeiros diretores dos conselhos estaduais: Roberto Oliva (presidente do Conselho de Administração da Intermarítima Portos e Logística SA), na Bahia; Guilherme Penin (vice-presidente da Rumo Logística), em São Paulo; Roberta Carvalhal (diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Wilson Sons), no Rio de Janeiro; Ricardo Falcão (presidente da Praticagem do Brasil), no Amapá; Alfonso Gonzalez (presidente da Transpes), em Minas Gerais; Gilmara Timóteo (presidente do Porto de Cabedelo) na Paraíba; e Marcello di Gregório (diretor da Super Terminais), no Amazonas.
BE News e Direito Marítimo
O BE News também foi saudado por Fabricio Julião. Além de cumprimentar os profissionais distribuídos em São Paulo e em Brasília, o CEO do Brasil Export anunciou a inauguração de novas instalações do jornal em Santos (SP).
Julião também falou sobre a parceria entre o Brasil Export e a recém-criada Academia Brasileira de Direito Marítimo e Portuário.
A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; da diretora da Antaq Flávia Takafashi; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Rafael Vitale; do ministro Corregedor Geral da Justiça do Trabalho, Guilherme Augusto Caputo Bastos; secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mario Povia; do secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; do presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Sampaio Campos; do senador e presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), Wellington Fagundes (PL/MT); do deputado federal Lucas Gonzalez (NOVO/MG); do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles; do presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Roberto Oliva; do prefeito de Santos, Rogério Santos, do presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, e do presidente da Federação Nacional de Operadores Portuários (Fenop), Sérgio Aquino.