O Porto de Itajaí tem histórico positivo com operações do tipo roll-on roll-off com grandes montadoras, como a alemã BMW, que opera atualmente no terminal, e a GM, dos EUA (Foto: Luciano Sens/Superintendência do Porto de Itajaí)
Região Sul
De olho em importações, Hyundai revela interesse de operar no Porto de Itajaí
Representantes da montadora sul-coreana buscam infraestrutura portuária de qualidade em Santa Catarina
Representantes da Hyundai Motor Group e Hyundai Motors do Brasil se reuniram na terça-feira (13) com diretores do Porto de Itajaí, visando discutir futuras operações de movimentação de veículos a partir do complexo. A empresa quer expandir sua atuação no país e está em busca de infraestrutura portuária para operações de importação de veículos, enxergando no complexo de Itajaí uma das possibilidades de negócios para atracação de navios roll-on roll-off (para transporte de importação de veículos).
A Hyundai é a maior indústria automotiva da Coreia do Sul e a segunda maior fabricante de carros na Ásia, sendo ainda a quarta maior fabricante mundial de veículos. O motivo da visita da empresa é buscar, além da infraestrutura portuária e logística de qualidade, condições fiscais para firmar uma parceria e iniciar as operações de importação de veículos em Santa Catarina.
Os executivos da empresa foram recepcionados em Itajaí pelo diretor geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, e pelo diretor geral de Operações Logísticas, Ricardo Amorim.
“A ideia é buscar todas as informações e, com isso, avaliar estudos a fim de poder fazer importações de veículos. Assim como no Porto de Itajaí, também estamos visitando outros portos, pontuando diversos fatores e verificando aqueles que nos trarão maiores benefícios, pois só assim tentaremos viabilizar a numeração de unidades de veículos”, comentou Eriel Mineli, representante da Hyundai Motors do Brasil, presente na reunião.
O Porto de Itajaí tem histórico positivo com operações do tipo roll-on roll-off (transporte de veículos) com grandes montadoras, como a alemã BMW, que opera atualmente no terminal, e a General Motors (GM), dos Estados Unidos.
Em 2018, após um longo período sem este tipo de operações, o Porto de Itajaí recebeu 31 atracações de navios que totalizaram 36.400 unidades de veículos importados. Em 2022, após a pandemia de Covid-19, essas operações foram retomadas, com o registro de 27 navios atracados e quase 20 mil veículos importados desembarcados até o momento.
“Operações deste tipo sempre foram um case de sucesso aqui. Nos últimos anos, nós efetivamos importantes contratos com outras montadoras de veículos importados. Para nós, a montadora coreana Hyundai é um parceiro interessante que vem crescendo muito no Brasil, além de ser uma operação muito interessante para nosso porto, ou seja, estaremos aumentando nosso leque de opções com a vinda de uma nova montadora de veículos”, analisou Amorim.
Durante a visita em Itajaí, os executivos da Hyundai conheceram as áreas que compreendem as operações com navios de cargas roll-on roll-off.
O primeiro local visitado foi o RAC (Recinto Alfandegado Contíguo) e, em seguida, a área primária do terminal, onde ocorrem os desembarques de veículos. Além da empresa, participaram da visita representantes da Ascensus Group, responsável pelos processos de importação e logística das operações de desembarque da carga.
Oportunidades
O Porto de Itajaí segue sem a movimentação de contêineres, enquanto que aguarda o início das operações do segmento da Mada Araujo, empresa vencedora do arrendamento transitório promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A Superintendência do Porto vê com bons olhos a ampliação de cargas do setor automotivo.
“Essa proposta que a Hyundai nos apresentou é muito atrativa para o Porto de Itajaí, para a cidade e para Santa Catarina. Estamos sempre fomentando movimentações com operações de novas cargas e esse é um dos objetivos desta conversa que tivemos com a empresa”, destacou Ronaldo Camargo Souza.