Os especialistas expuseram suas opiniões sobre concessões de canais e hidrovias durante o painel “Concessões do canal de acesso aos portos e de hidrovias na região Sul” (Foto: Divulgação/Brasil Export)
Sul Export
Modelagem de concessão de canais de acesso ainda não está maduro, dizem especialistas
Região Sul terá os dois primeiros projetos de concessões de canais aquaviários, em Paranaguá e em Rio Grande
Um dos assuntos mais quentes que envolvem o setor portuário na região Sul do Brasil envolve a concessão dos canais de acessos, principalmente os de Paranaguá e de Rio Grande, que, respectivamente, serão os primeiros a serem concedidos à iniciativa privada pelo Governo Federal. No segundo painel do Sul Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, debatedores disseram que veem “com cautela” o processo de modelagem proposto.
A Diretora-Executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jaqueline Wendpap, disse que a proposta de concessão de Paranaguá ainda apresenta problemas quanto à sua modelagem. Entre os fatores, ela citou a precificação do seguro ambiental ao concessionário.
“Nós temos situações de risco severas, de que isso não vai dar certo. Vejo que tem que amadurecer muito o projeto, não está um processo maduro. Ele não está coerente”, comentou.
A executiva acredita que é necessário dar um passo para trás envolvendo o tema, ou seja, repensar se o melhor caminho para a dragagem dos canais de acesso é mesmo através de concessões com a iniciativa privada.
Na mesma linha, o consultor e sócio da 4 Infra, Casemiro Tércio Carvalho, pontuou que a modelagem referente a Paranaguá apresenta vícios.
“No processo que está em andamento, há muitos riscos envolvidos no contrato. Não há desenho sobre o que a concessionária vai assumir ao meio ambiente. A precificação de eventuais riscos do contrato firmado precisa ser melhor discutido”, analisou.
Participaram do painel ainda Ricardo Delfim, Diretor Comercial da Jan de Nul, e Cristiano Klinger, diretor-presidente da Portos RS.
O Fórum Sul Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News.