O setor de portos e aeroportos, que inclusive ganhou um ministério próprio, deve receber mais atenção do Congresso Nacional com a instauração das frentes parlamentares (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Nacional
Deputados criam frentes parlamentares mistas em defesa de portos e aeroportos
Paulo Alexandre Barbosa propõe um grupo voltado para os dois setores. Já Rosana Valle foca nos complexos portuários, especialmente o de Santos
O atual mandato dos deputados federais teve início no dia 1º de fevereiro e alguns deles já demonstraram, logo em seus primeiros dias de atividades, que darão mais atenção aos portos e aeroportos. Dois deles, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB/SP) e Rosana Valle (PL/SP), protocolaram pedidos para a criação de frentes mistas voltadas para o setor.
Curiosamente, esses parlamentares são de Santos (SP), cidade que abriga o principal porto do país. Outro fato que também merece destaque é que o atual governo criou um ministério específico para portos e aeroportos. E quem está à frente dessa pasta é outro representante da região da Baixada Santista: Márcio França, nascido em São Vicente.
Paulo Alexandre propõe a criação da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos. De acordo com a assessoria do parlamentar, esse grupo deve ser instaurado amanhã (17).
No requerimento, consta que a frente será constituída por representantes e integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Entre os objetivos com a fundação da frente estão os debates de modelos de gestão e desenvolvimento sustentável, eficiência, custos operacionais e logísticos, competitividade internacional, plano de investimentos em infraestrutura e tecnologia da informação, legislação e direitos do consumidor, impactos sociais, relações institucionais com os entes federativos, capacitação, carga horária e remuneração dos trabalhadores.
“É necessário termos um bom diálogo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a sociedade civil organizada para que possamos impulsionar o desenvolvimento econômico dos nossos portos, que geram emprego, renda e garantem avanços para o nosso país”, disse o deputado no último dia 7, durante sua participação na solenidade de lançamento do calendário do Brasil Export, em Brasília.
Foco nos portos
Já a Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais foi criada oficialmente na Câmara dos Deputados na última terça-feira (14) e será presidida pela deputada federal Rosana Valle. Ela reuniu 198 assinaturas para a criação do grupo.
Em seu primeiro discurso neste novo mandato, a parlamentar disse que seu compromisso é discutir ações e projetos no Congresso que favoreçam os portos brasileiros. Mas enfatizou que dará atenção especial ao complexo portuário de sua cidade-natal.
“Queremos principalmente que o Porto de Santos, o maior da América Latina, seja gigante em competitividade e na geração de empregos. Para isso, precisamos defendê-lo, sem ideologias ou partidarismo. O porto é assunto nosso”, concluiu a deputada.