domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo Rafael Pedrosa, a iniciativa do Ministério de Portos é importante pensando na condição de crescimento escalável do Porto de SantosCrédito: Reprodução/ZR News

SEM CATEGORIA

Desconto das tarifas portuárias é tema de debate no Porto de Santos

Atualizado em: 23 de junho de 2023 às 11:58
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Programa discutiu como a medida do Governo pode contribuir para o crescimento do Porto de Santos

O anúncio do Governo Federal em reduzir as tarifas dos portos de Santos (SP) e Rio de Janeiro foi debatido durante o Programa ZR News, que dedica as quintas-feiras ao segmento portuário, na rádio Santa Cecília FM (107,7).

O desconto tarifário no Porto de Santos pode chegar a 65%, enquanto que no Rio de Janeiro a redução pode chegar a 95%. O objetivo, segundo o Governo, é aumentar a eficiência do sistema portuário, por meio de modernização e inovação, tornando os terminais públicos mais competitivos, sem perder de vista uma cobrança tarifária justa.

Segundo Rafael Pedrosa, professor e coordenador dos cursos de MBA em Gestão Portuária e Direito Marítimo da Universidade Santa Cecília, a iniciativa do Ministério de Portos é importante pensando na condição de crescimento escalável do Porto de Santos.

“Historicamente, o Porto de Santos sempre foi mais caro que os demais. No passado, por questões políticas e bairrismo, tentavam desarticular São Paulo como grande locomotiva econômica do país. Só que dada a condição geográfica da localização do porto e o fato de estarmos a 50 km do maior centro consumidor da América Latina — e ainda tínhamos também um dos maiores polos industriais da América Latina, situado em Cubatão —, ficava muito difícil combater isso. Ainda que as tarifas fossem mais altas, as operações como um todo eram muito viáveis em Santos. Com o tempo tivemos o surgimento de alguns portos com nível de competitividade muito grande, e começou-se um processo de perda de carga em Santos. Por exemplo, Paranaguá (PR), principalmente no que tange grãos. Muitos escritórios estão saindo de Santos e indo para lá. Essa medida garante protagonismo do Porto de Santos no longo prazo. Vai equilibrar aquilo que com o tempo foi se perdendo”, analisou.

Para Natalie Nanini, jornalista e diretora de jornalismo do Sistema Santa Cecília de Comunicação, a decisão atinge a competitividade portuária dos terminais.

“É planejamento estratégico, e isso é fundamental quando a gente pensa de maneira macro para a nossa economia. Quando um porto não é atrativo e nem competitivo, buscam-se outros portos. A medida é importante quando a gente pensa na soberania dos portos, especialmente na gestão, e da competitividade portuária”, comentou.

Santos Export

Todas as quintas-feiras o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo https://portalbenews.com.br

 

Compartilhe:
TAGS PORTO DE SANTOS Rádio Santa Cecília rio de janeiro tarifas portuárias