sábado, 16 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os melhores pontos para assistir ao espetáculo estarão na Ponta da Praia, às 13h, e ao longo da orla de Santos e São Vicente, a partir das 14h (crédito: Divulgação/Prefeitura de Santos)

Nacional

Desfiles navais celebram 200 anos da Independência no Sul e no Sudeste

Atualizado em: 6 de setembro de 2022 às 21:11
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Embarcações militares vão percorrer a orla de cidades como Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Florianópolis (SC)

Uma das principais atrações em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil, neste dia 7 de setembro, será a Parada Naval na cidade natal do patriarca do movimento, José Bonifácio de Andrada e Silva. A partir das 13 horas, embarcações oficiais percorrerão a orla de Santos e também de São Vicente, no litoral de São Paulo.

Segundo informou a Prefeitura de Santos, as embarcações sairão do Cais da Marinha, no Porto de Santos, no bairro do Macuco, e desfilarão até as proximidades da Ilha Porchat, em São Vicente, retornando ao local de saída. Os melhores pontos para assistir ao espetáculo estarão na Ponta da Praia, às 13h, e ao longo da orla das duas cidades, a partir das 14h, quando os navios retornarão mais próximos da areia — a 500 metros de distância.

O desfile, que será capitaneado pelo navio-patrulha Guajará, contará com a participação da lancha de inspeção naval blindada Mangangá e os avisos de patrulha Barracuda e Espadarte, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, além de duas embarcações da Capitania dos Portos de São Paulo e lanchas da Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental e da Guarda Portuária.

“Além de comemorar o bicentenário da Independência do País, a ação tem o objetivo de oferecer à população a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os meios operativos que patrulham o litoral da Baixada Santista e ampliar a capacidade da sociedade em identificar a importância do mar e de suas potencialidades para os brasileiros”, informou ainda a administração municipal de Santos.

O evento será coordenado pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval, em Santos.

Rio de Janeiro (RJ)

Navios da Marinha do Brasil e de países aliados vão compor a Parada Naval que será realizada hoje, durante as celebrações cívico-militares do bicentenário da Independência do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), a partir das 9 horas. Ao todo, 22 embarcações percorrerão o litoral carioca, do Recreio dos Bandeirantes em direção à Baía de Guanabara, passando por Copacabana até a praia do Leme.

A Parada Naval, organizada pela Marinha, integrará o tributo cívico-militar que será realizado em conjunto entre as Forças Armadas, Governo do Estado do Rio de Janeiro e as prefeituras do Rio de Janeiro e Niterói.

Dez navios de guerra brasileiros e 12 estrangeiros percorrerão o litoral do Rio de Janeiro. As embarcações ficarão fundeadas em Copacabana durante a noite e seguirão para a Baía de Guanabara amanhã, onde permanecerão na área de fundeio até sábado.

Hoje, além da Parada Naval, o 31º Grupo de Artilharia de Campanha executará salvas de tiros de artilharia no Forte de Copacabana, de hora em hora, a partir das 8 horas. Durante toda a manhã do Dia da Pátria, haverá apresentações de bandas de música do Exército nos bairros do Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca. Haverá ainda apresentação de helicópteros em ambos os dias.

Já a cerimônia de comemoração dos 200 anos da Independência está prevista para as 13 horas, na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana. O evento contará com show aéreo da Esquadrilha CEU, além de apresentações de bandas do Corpo de Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, a Equipe de Salto Livre da Brigada de Infantaria Paraquedista “Os Cometas”, reforçada por integrantes da Força Aérea Brasileira “Equipe Falcão”, realizará uma demonstração de salto na praia de Copacabana. Mais tarde, no mesmo local, será a vez da Esquadrilha da Fumaça realizar a sua tradicional apresentação nos céus.

As celebrações também contarão com a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana, executando salvas de 21 tiros às 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência.

Dez navios de guerra brasileiros e 12 estrangeiros percorrerão o litoral do Rio de Janeiro (Marinha do Brasil/Rio de Janeiro)

 

Florianópolis (SC)

Embarcações da Marinha do Brasil poderão ser vistas hoje durante a parada naval que será realizada na orla de Florianópolis (SC). A atração integra a programação oficial em comemoração ao bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil. Segundo informou a Capitania dos Portos de Santa Catarina, o desfile naval será realizado em conjunto com a Escola de Aprendizes-Marinheiros, que apresentarão, ainda, o seu efetivo militar, um destacamento feminino e viaturas. 

Moradores e visitantes poderão conferir ainda o desfile cívico-militar que será retomado na capital catarinense após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19.

O desfile cívico tem início previsto para as 9 horas e vai percorrer a Avenida Beira-Mar, no bairro Estreito

Desfile cívico-militar e Parada Naval encerram as festividades da Semana da Pátria na capital catarinense (Divulgação/Capitania dos Portos de Santa Catarina)

Compartilhe:
TAGS 200 anos bicentenário desfile Florianópolis independência do Brasil Marinha navios parada rio de janeiro Santos