Uma das grandes preocupações dos OLs é a última milha, que corresponde à entrega de um produto no momento em que ele sai do centro de distribuição para chegar ao clienteCrédito: Pixabay
Nacional
Dia das Mães deve ter aumento de 40% nas movimentações de produtos, projeta Abol
Associação de operadores logísticos se diz preparada para atender a demanda prevista para a data, uma das mais importantes para o comércio
A partir de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (Abol), espera-se uma alta de 40% na movimentação de produtos no Dia das Mães, celebrado neste próximo domingo, 14 de maio. Segundo as empresas, o e-commerce promete ser protagonista para os consumidores, uma vez que a experiência com compras on-line durante o período de dois anos da pandemia da Covid-19 foi positiva.
Junto a seus filiados, a Abol se diz preparada para atender a demanda prevista para o Dia das Mães, que é considerado um dos maiores eventos sazonais para o comércio.
De acordo com os operadores logísticos (OLs), os principais itens de mercado adquiridos nesse período do mês de maio costumam ser produtos cosméticos, chocolates, itens para vestuário, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e aparelhos celulares.
Segundo dados coletados a partir de um estudo da Abol, junto ao Instituto ILOS de Logística, o segmento de cosméticos é atendido por 65% dos OLs, seguido pelo de alimentos processados, com 61%, e eletroeletrônicos, com 60%.
Ainda conforme a pesquisa, uma das grandes preocupações dos OLs é a chamada última milha, que corresponde à entrega de determinado produto no momento em que ele sai do centro de distribuição para chegar ao cliente. Esse processo foi considerado como foco de atenção por 60% dos entrevistados.
Chamada pela nomenclatura em inglês last mile, em inglês, a última milha é vista como a etapa mais difícil e a que exige mais cuidado pelas transportadoras e pelos OLs. De acordo com a pesquisa, consumidores se tornaram mais exigentes e rigorosos em relação às entregas nos últimos anos. O investimento em tecnologia também está entre as prioridades para garantir eficiência e produtividade.
“Com a aceleração da transformação digital gerada pela pandemia, os Operadores Logísticos passaram a estar ainda mais preparados para datas sazonais e de alta demanda, como o Dia das Mães. A pesquisa feita pela Abol mostra que os OLs estão evoluindo cada vez mais, acompanhando os anseios do novo consumidor”, destacou a diretora executiva da Abol, Marcella Cunha.
Quando se trata de ocasiões especiais, como é o Dia das Mães, as ferramentas mais utilizadas pelas empresas são Inteligência Artificial (IA), sistemas integrados com os clientes, WMS e TMS (voltados ao gerenciamento do transporte e do armazém), roteirizador e soluções mobile para rastreamento e comprovação de entregas on-line.
Além disso, os OLs também reforçam as equipes, aumentam a capacidade operacional com equipamentos e veículos adicionais, além da separação antecipada de pedidos para atenderem no prazo o alto volume de compras.