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A licitação da Hidrovia do Rio Madeira deve sair no começo do ano que vem, segundo o secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Batista. A informação foi confirmada por ele durante o primeiro dia do Fórum Regional Norte Export 2024. Foto: Grupo Brasil Export

Norte Export

Dino Batista prevê que licitação do Rio Madeira saia no início de 2025

23 de julho de 2024 às 7:24
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Secretário nacional de Hidrovias falou sobre o assunto durante o primeiro painel de debates do Norte Export

A licitação da Hidrovia do Rio Madeira deve sair no começo do ano que vem, segundo o secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Batista. A informação foi confirmada por ele durante o primeiro dia do Fórum Regional Norte Export 2024, em Palmas, Tocantins.

O painel “Desenvolvimento das conexões do transporte aquaviário na região Norte e boas iniciativas com ganho de eficiência nas operações portuárias” teve ainda a participação de Renato Freitas, Superintendente da Transglobal e Sérgio Aquino, Presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).

“Estamos com os estudos finalizados sobre a Hidrovia do Rio Madeira para que até dezembro saia o edital com a licitação ocorrendo no início de 2025, mesma expectativa para que o concessionário já comece as dragagens no ano que vem”, explicou Dino Batista.

O secretário afirmou, ainda, que há uma discussão política também sendo feita com o Ministério de Portos e Aeroportos porque há setores contrários à concessão. “Estamos dialogando e pedindo que esses setores tragam seus dados para analisarmos”, disse ele, que ressaltou a importância da concessão para dar viabilidade à utilização do Madeira.

A hidrovia é uma das mais importantes vias de transporte localizadas no chamado Corredor Logístico Norte. É, também, a segunda hidrovia mais importante do Norte, atrás apenas da hidrovia do Amazonas, da qual é um dos principais afluentes da margem direita.

Entre suas características está o fato de ser o principal meio de escoamento da produção de grãos, como soja, milho e açúcar proveniente das plantações de Mato Grosso. Esses grãos chegam ao porto de Porto Velho (RO), depois de um percurso de 800 km pela BR-364. Na hidrovia são realizados os deslocamentos de passageiros e o transporte de carga que tem como destino os grandes centros da região Centro-Oeste.

A hidrovia permite a navegação de grandes comboios, com até 18 mil toneladas, mesmo durante a estiagem. A largura varia entre 440 metros e 9.900 metros, e a profundidade oscila de acordo com as estações seca e chuvosa, e pode chegar a 13 metros.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Wilson Lima Filho, disse que a concessão hidroviária é a solução para enfrentar a seca da região norte, que será mais severa neste ano.

“Estamos no momento das hidrovias. Elas são mais eficientes e sustentáveis e serão muito positivas para a logística brasileira”, concluiu.

O Norte Export é uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do País. Sua programação é transmitida pela TV BE News, pelo seu canal no Youtube (@tv_benews) e pelo site www.tvbenews.com.br.

 

 

 

 

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