Durante sua palestra no InfraESG Talks, Luís Veiga Martins apontou pilares essenciais para o enfrentamento da crise climática, como a redução de emissões de gases de efeito estufa. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Nacional
Diretor alerta para urgência em combater as mudanças climáticas
Com o planeta 1,15°C mais quente, Luís Veiga Martins defende pilares para uma transição sustentável no setor de infraestrutura
O diretor de sustentabilidade da Nova School of Business and Economics, Luís Veiga Martins, destacou a urgência do combate às mudanças climáticas durante sua palestra no InfraESG Talks. Realizado na quinta-feira (28), em São Paulo, o evento, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com o Grupo Brasil Export, reúne autoridades, especialistas e empresas para debater conectividade e práticas ESG (ambiental, social e governança) no setor de infraestrutura e logística.
Com sede em Lisboa, Portugal, a Nova SBE vem se notabilizando pela variedade de cursos voltados para a sustentabilidade. Para Martins, a temperatura média do planeta já está 1,15°C acima dos níveis registrados entre 1850 e 1900, um dado que evidencia a gravidade da crise climática. Ele enfatizou a importância de ações concretas para mitigar os efeitos desse aquecimento e cumprir os objetivos do Acordo de Paris. “Precisamos limitar o aumento da temperatura média global a bem abaixo de 2°C, com esforços para mantê-lo em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais”, afirmou.
Por fim, o diretor da Nova SBE apontou pilares essenciais para enfrentar a crise climática: a redução de emissões de gases de efeito estufa, o apoio financeiro a países menos desenvolvidos, o fortalecimento da adaptação às mudanças já em curso e a garantia de transparência e prestação de contas. De acordo com ele, esses elementos são indispensáveis para garantir que as metas do acordo internacional sejam cumpridas e para promover uma transição global sustentável.