Segundo o diretor da Super Terminais, Marcello Di Gregório, os planos do Governo para mitigar os efeitos da estiagem no Norte deveriam ter sido executados de forma antecipadaDivulgação: Divulgação/Brasil Export
Nacional
Diretor da Super Terminais pede celeridade nas ações contra a estiagem no Norte
TUP em Manaus, segundo Marcello Di Gregório, está há quase um mês sem receber contêineres
A forte estiagem que atinge a região amazônica tem causado diversos prejuízos, principalmente no transporte de cargas que chegam e saem da região. O diretor da Super Terminais, Marcello Di Gregório, externou grande preocupação com a situação atual dos rios, que estão secos, e pediu celeridade do Governo Federal e de órgãos responsáveis para que os problemas com a estiagem não se repitam no ano que vem. O tema foi abordado durante o painel inaugural do IV Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph), dentro do Brasil Export, na terça-feira, dia 17, em Brasília.
Na sua participação, Di Gregório disse que o TUP em Manaus está há 28 dias sem receber um contêiner devido à seca dos rios navegáveis da região amazônica.
“Provavelmente só vamos voltar a receber esses contêineres daqui a 11, 12 dias, por causa da ajuda da Santos Brasil, em Vila do Conde (PA), que está nos ajudando. Temos falado direto com a Santos Brasil, agradecemos a ajuda, mas somente isso não é suficiente. No puro achismo, acredito que entre a última quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro devemos ter rio navegável de novo para receber navios de volta”, comentou.
Devido à seca na região Norte, o Governo Federal anunciou um plano emergencial de dragagem dos rios Solimões e Madeira, para retomar a navegação nos rios, visando a movimentação e transporte de cargas e passageiros. Para Di Gregório, os planos de ação deveriam ter sido executados de forma antecipada, imaginando o período de estiagem.
“Essa dragagem que está vindo esta semana, tinha que ter vindo em junho. Se tivesse começado há 60 dias, não posso dizer que nosso terminal estaria cheio, mas certamente não estaria parado”, comentou.
PL 4197
O IV Enaph começou com palavras de boas-vindas do presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), Luiz Fernando Garcia. Segundo ele, as Autoridades Portuárias que pertencem ao grupo vão discutir o Projeto de Lei 4197, do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), que propõe a destinação de 30% de todas as receitas das Autoridades Portuárias para os municípios que abrigam os portos.
“A associação busca a discussão sobre nossa indústria portuária, sob a ótica das Autoridades Portuárias. Vamos abranger o PL 4197. São discussões importantes sobre qual o papel das companhias perante a sociedade”, disse.
O fórum Brasil Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.