O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que há um projeto em desenvolvimento pela agência reguladora, para criar um inventário das emissões de carbono no Brasil (Crédito: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Nacional
Diretor-geral da Antaq destaca atenção da agência às hidrovias
Segundo Eduardo Nery, quatro projetos de viabilidade técnica para o modal estão em andamento
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, afirmou que há atualmente quatro projetos de viabilidade técnica para hidrovias: na Lagoa Mirim (extremo sul do Rio Grande do Sul), no Rio Madeira (na bacia do Amazonas), Barra Norte (na foz do Rio Amazonas) e no Rio Paraguai.
A declaração foi dada durante a cerimônia de lançamento do calendário 2024 do Grupo Brasil Export, na noite de terça-feira (6), em Brasília (DF).
Nery afirmou que o crescimento dos fóruns do Brasil Export impulsiona as discussões sobre o setor de infraestrutura no país e que o recente lançamento da TV BE News fomenta a divulgação de ações como essas, estudos de hidrovias que cada vez mais se tornam um modal essencial.
“Essa é uma pauta também da sustentabilidade. Em 2023 tivemos estudos de transição energética nos portos brasileiros. Concluímos duas fases no ano passado e neste ano concluiremos a terceira”, afirmou o executivo.
Eduardo Nery citou que, ainda na pauta relacionada ao desenvolvimento sustentável, há estudos em andamento sobre como melhorar a relação porto-cidade. “E esses estudos servem como modelo a seguir por empresas para aplicar boas práticas no setor”, disse.
O diretor-geral da Antaq afirmou, ainda, que há um terceiro projeto em desenvolvimento pela agência reguladora, para criar um inventário das emissões de carbono no Brasil. “Esses dados irão ajudar a monitorar as emissões e estarão no lançamento de dados estatísticos que pretendemos lançar”, disse ele.