s visitas aos portos do Ceará, segundo a agência reguladora, tiveram como objetivo avaliar as operações portuárias, verificar a segurança e o funcionamento logístico no estado (Foto: Divulgação/Antaq)
Região Nordeste
Diretoria da Antaq realiza visita técnica aos portos do Ceará
Diretor-geral destaca ampliação do terminal MUC 04 e investimento em exportação para a Europa
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou uma série de visitas técnicas em importantes instalações portuárias do Ceará. Entre os locais visitados estavam a Companhia Docas do Ceará, o pátio da CMA Terminals Fortaleza e o Terminal Marítimo de Passageiros, todos no Porto de Fortaleza, além do Complexo do Pecém.
As visitas, segundo a agência reguladora, tiveram como objetivo avaliar as operações portuárias, verificar a segurança e o funcionamento logístico no estado.
Durante a inspeção ao Porto de Fortaleza, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou a importância do processo licitatório do terminal MUC 04, que está em andamento. A audiência pública sobre a concessão dessa área foi realizada no início de 2024.
“O porto está conduzindo processo licitatório para aumentar a capacidade de movimentação de contêineres de 120 mil TEU para 350 mil. Os investimentos vão viabilizar a compra de novos equipamentos mais modernos e que aumentem a exportação da produção de fruta para a Europa, por exemplo”, afirmou Nery.
O diretor-geral da Antaq também enfatizou o papel crucial da atração de novos investimentos “para permitir que a nossa operação atenda toda a necessidade de movimentação de carga do país”.