De acordo com o Dnit, esta etapa vai viabilizar a passagem de veículos pelo local (Foto: Dnit)
Região Norte
Dnit inicia remoção de veículos da ponte Juscelino Kubitschek
Segundo a autarquia, etapa deverá ser concluída até o final desta semana
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que deu início, na terça-feira (21), aos trabalhos para a retirada de veículos que permanecem nos restos da estrutura remanescente da Ponte Juscelino Kubitscheck, localizada entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).
De acordo com o Dnit, a expectativa é concluir esta operação até o final desta semana. Segundo a autarquia, esta etapa vai viabilizar a passagem de veículos pelo local.
“Após a execução dos serviços preliminares na estrutura remanescente, as equipes vão retirar o caminhão mais próximo da saída da ponte e na sequência os demais veículos”, informou o Dnit.
Durante a realização da operação, o Dnit afirmou que a estrutura remanescente está sendo monitorada dinamicamente, com tecnologia para detectar pequenas movimentações. Isso visa garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos na ação.
A primeira parte da operação foi de remoção de caminhões e carros que estão localizados na estrutura remanescente do encontro da ponte no lado de Aguiarnópolis.
O desabamento ocorreu há um mês e causou o desaparecimento de 17 pessoas. De acordo com as autoridades, 14 corpos foram localizados e três seguem desaparecidas.
Queda
A ponte Juscelino Kubitschek desabou no final da tarde do dia 22 dezembro. De acordo com o Ministério dos Transportes, a ponte foi inaugurada em 1961 e a estrutura já estava obsoleta para o fluxo atual.
Desde então, o Dnit e a Polícia Federal abriram inquérito para apurar as causas do desabamento da estrutura.
No último dia de 2024, o Governo Federal anunciou o Consórcio Penedo-Neópolis como responsável pelas obras de reconstrução da ponte. A contratação foi realizada de forma emergencial e prevê o valor de R$171 milhões para a conclusão dos serviços até dezembro de 2025.