A Rodovia Transamazônica é uma importante via de ligação e integração entre as regiões Norte e Nordeste do país, facilitando a mobilidade dos usuários e o transporte de insumos (Foto: Divulgação/Dnit)
Região Norte
Dnit intensifica manutenção e expansão da Transamazônica no Pará
Obras incluem construção da ponte sobre o Xingu, que promete reduzir tempo de travessia e fortalecer o comércio local
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que está executando diversas obras de construção e manutenção ao longo dos quase 5 mil quilômetros da BR-230, também conhecida como Transamazônica. No Pará, a autarquia atua em diversos trechos do segmento.
Entre o km 114,90 e o km 115,57, na região de Marabá, equipes do Dnit executam os serviços de drenagem profunda, enrocamento de pedra, escavação e construção de muros de arrimo do tipo gabião. Já no km 403,45, próximo a Pacajá, estão sendo executados os serviços de instalação de tirantes, execução de barbacãs, armação da parede da cortina atirantada, montagem de forma e escavação de material.
Em outro ponto, entre os municípios de Vitória do Xingu e Medicilandia, há serviços sendo realizados no km 613,50, com a execução de escalonamento, tipo rampa de talude; escavação para estabilização de subleito e espalhamento de bota fora compactado. Do km 743,40 e o km 774,0, há a execução de desvio com enrocamento em base de BGS; escavação para execução de colchão drenante; e enrocamento para estabilização de talude.
Todos os serviços referem-se à realização de manutenções com o objetivo de oferecer melhorias aos usuários que trafegam pela via.
Também na BR-230/PA, o Dnit executa diversas obras de construção, como é o caso da fundação da Ponte do Xingu, que vai ligar os municípios paraenses de Anapu e Vitória do Xingu. O trajeto, atualmente, é feito por meio de balsas.
Segundo o órgão, a construção da Obra de Arte Especial (OAE) é valorosa para o escoamento da produção na região, além de trazer impactos positivos para o comércio, o desenvolvimento econômico e à população da região, diminuindo significativamente o tempo de travessia e dando mais segurança a quem precisa cruzar o rio Xingu.
A Rodovia Transamazônica é uma importante via de ligação e integração entre as regiões Norte e Nordeste do país, facilitando a mobilidade dos usuários e o transporte de insumos entre os estados por onde passa.