O projeto de ampliação do canal de Nova Avanhandava, uma parceria entre o Dnit e o Governo de São Paulo, está avançando e tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026 (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
Dnit realiza vistoria técnica em obras de derrocamento de SP
Comitiva formada por representantes do Governo Estadual, Ministério de Portos e Aeroportos e Ibama acompanhou os serviços em Nova Avanhandava
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou na última quarta-feira (25) uma vistoria técnica nas obras de derrocamento do pedral de Nova Avanhandava, na Hidrovia do Rio Tietê, em São Paulo. A inspeção contou com a presença de representantes do Departamento Hidroviário da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, além de técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e do Ministério de Portos e Aeroportos.
Durante a visita, foi realizada uma reunião de alinhamento sobre o projeto, em que os especialistas discutiram os objetivos das intervenções, técnicas a serem empregadas e medidas de segurança. Após o encontro, os participantes acompanharam as detonações de rochas no canal de navegação e verificaram os monitoramentos ambientais adotados para mitigar possíveis impactos das obras.
O projeto de ampliação do canal de Nova Avanhandava, uma parceria entre o Dnit e o Governo de São Paulo, está avançando e tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026. Com um investimento de R$ 293,8 milhões, a obra envolve o aprofundamento do canal em 3,5 metros ao longo de 16 quilômetros, com a remoção de 552 mil m³ de rochas. O objetivo é melhorar a navegabilidade, inclusive em períodos de estiagem, e aumentar a capacidade de movimentação de cargas, que já atingiu 2,5 milhões de toneladas em 2023.
A inspeção técnica permitiu a troca de informações valiosas, contribuindo para o aprimoramento de futuras iniciativas hidroviárias e reforçando o compromisso das autoridades em garantir a execução segura e eficiente do projeto.