sábado, 16 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Dnit vai apurar quais trechos de rios na região Norte demandam dragagem

Atualizado em: 4 de outubro de 2023 às 10:25
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai apurar quais os trechos de rios na região Norte que demandam obras de dragagem, para garantir o transporte hidroviário em sua área. A medida, necessária devido à seca que atinge essa parte do Brasil, foi anunciada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, nessa terça-feira. O relatório do Dnit  deve ser concluído em até 15 dias.

Costa Filho também informou que seu ministério já avalia criar um plano nacional de investimento em dragagem, a fim de mitigar os efeitos climáticos nos estados do Norte.  “Nesses próximos três anos, a tendência é de seca naquela região e a gente já estava desenhando dentro do próprio governo, ao lado do nosso ministro Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) de maneira integrada, para ter um plano de ação de dragagem nos nossos rios e nas hidrovias”, afirmou.

Horas antes, o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Serviços e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, divulgou que as primeiras dragagens serão feitas em um trecho de 8 km do rio Solimões e em outro de 12 km no rio Madeira. O primeiro terá início com um investimento em R$ 38 milhões.O 2º terá um aporte de R$ 100 milhões e deve ser iniciado em 20 dias.

 

Compartilhe:
TAGS Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes desenvolvimento indústria Serviços e Comércio Exterior transporte hidroviário