Autoridade Portuária afirmou que próximas campanhas de dragagem devem estabelecer profundidade antes dos eventos climáticos (Foto: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Dnit vai desenvolver projeto para nova dragagem após enchentes no RS
Uma vez pronto, plano será encaminhado ao Ministério de Portos para contratação do serviço
A diretoria da Portos RS — Autoridade Portuária que administra os portos públicos do Rio Grande do Sul — realizou na última semana uma reunião com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício de Oliveira Galvão. O encontro, que aconteceu de forma híbrida, teve como ponto principal a dragagem em hidrovias e canais de acesso aos portos do estado. A autarquia federal vai desenvolver o projeto para retirada de sedimentos do mar.
Após o período de enchentes, em razão dos eventos climáticos no estado, a Autoridade Portuária teve de reduzir o calado do canal de acesso do Rio Grande para 12,2 metros, última medição confirmada em 22 de junho.
Na reunião com o Dnit, a Portos RS anunciou que já iniciou uma batimetria para promover a dragagem e recuperar as profundidades existentes no canal aquaviário, bem como as hidrovias.
Com a apresentação dos resultados da batimetria, onde serão colocados o volume a ser dragado e dos valores para execução da obra, o Dnit afirmou que vai se comprometer em realizar o desenvolvimento do projeto, que deverá ser finalizado até a próxima semana.
Após essa fase, o projeto será encaminhado para o Ministério de Portos e Aeroportos para o processo de contratação e definição da data de início da dragagem.
A hidrovia e o canal de acesso ao Porto do Rio Grande se constituem como o caminho natural para o encontro das águas provenientes das enchentes com o Oceano Atlântico. Durante o escoamento, muitos materiais foram trazidos pela correnteza e assoreados no fundo, causando diminuição das profundidades e obrigando a redução do calado para a segurança da navegação.
Dragagem
No ano passado, a Portos RS assinou o contrato para as obras referentes à segunda etapa da dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto do Rio Grande. O vínculo foi firmado com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, que foi a vencedora da licitação.
Os trabalhos tiveram início em novembro e foram concluídos em fevereiro deste ano.
De acordo com a Portos RS, somente neste ano, foram retirados 3,5 milhões de metros cúbicos, o que possibilitou um calado de 14,2 metros.
Para a realização da obra, divida em duas etapas, a Portos RS realizou um investimento de mais de R$ 105 milhões com a utilização de verbas próprias.