O aporte faz parte da mais recente fase de expansão do terminal. Ao todo, serão adquiridos 21 novos equipamentos. Divulgação/DP World
Porto de Santos
DP World anuncia R$ 250 mi para ampliar operações de contêineres
Novos equipamentos aumentarão capacidade para 1,7 milhão de TEUs
A DP World anunciou que vai investir R$ 250 milhões na aquisição de novos equipamentos para o seu terminal localizado na margem esquerda do Porto de Santos (SP).
O aporte faz parte da mais recente fase de expansão do terminal. Ao todo, serão adquiridos 21 novos equipamentos, sendo dois portêineres (Quay Cranes), cinco RTGs (Rubber-Tired Gantry Crane), 12 ITVs (Internal Transfer Vehicle) e dois ECHs (Empty Container Handler).
No total, a empresa já investiu R$ 425 milhões, incluindo a extensão do cais em 190 metros, anunciada em 2023 e orçada em R$ 175 milhões.
Com previsão de conclusão para o final de 2024, o terminal da DP World acomodará a atracação de dois navios de grande porte (escala Q-max, com mais de 345 metros), criando oportunidades para aumentar a eficiência operacional dos armadores. Os novos equipamentos também apoiarão na estratégia de ampliação da capacidade do terminal que saltará para 1,7 milhão de TEUs.
“As ampliações que vem sendo realizadas pela DP World no Brasil visam atender a demanda crescente do mercado de contêineres na era pós pandemia, além de preparar o terminal para suportar o crescimento e o papel estratégico de Santos como Hub Port para a América do Sul”, explicou Fabio Siccherino, CEO da DP World no Brasil.
“Avaliamos, constantemente, novos investimentos, com o objetivo garantir que a capacidade do porto de Santos fique à frente da demanda, com um elevado nível de serviço”, acrescenta.
Em linha com a estratégia global para neutralizar as emissões de carbono até 2040, os novos equipamentos já foram adquiridos com tecnologia de redução de consumo e emissões de gases poluentes. Neste sentido, a companhia também foi pioneira ao iniciar o processo de eletrificação dos RTGs no Porto de Santos em 2023, com a adaptação de 22 máquinas, reduzindo o consumo de diesel do terminal em 60%.