Durante a visita ao terminal da DP World, a comitiva catarinense fez uma apresentação sobre as potencialidades de investimentos no setor portuário do estado (Foto: Nathan Neumann/SECOM)
Região Sul
DP World revela interesse em operar terminal de contêineres em Itajaí
Representantes da companhia se reuniram com comitiva do Governo de Santa Catarina no Oriente Médio
A comitiva do Governo de Santa Catarina, liderada pelo governador Jorginho Mello (PL), se reuniu na terça-feira, dia 20, com a diretoria da DP World, nos Emirados Árabes Unidos, uma das principais empresas do ramo de operações portuárias. No encontro, representantes da empresa demonstraram interesse em operar no Porto de Itajaí.
Durante a visita ao terminal da DP World, a comitiva catarinense fez uma apresentação sobre as potencialidades de investimentos no setor portuário do estado.
“Essa apresentação que estamos fazendo do estado é fundamental para que as empresas que fazem grandes investimentos possam sentir segurança e, principalmente, saber que há espaço e grandes oportunidades de negócio em Santa Catarina. Nós temos muitos desafios para serem superados, mas para isso nós temos que sair e buscar soluções ao redor do mundo” disse o governador.
Ao final do encontro, os representantes do terminal informaram que possuem conhecimento do estado e revelaram que possuem intenção de participar da disputa pelas operações de contêineres do Porto de Itajaí.
A DP World (Dubai Ports World) vem ampliando as suas operações no golfo árabe e ganha cada vez mais espaço com seu grande hub logístico em Dubai. A empresa tem capacidade para guardar 1 milhão de carros e 12 mil caminhões em contêineres. Além disso, realiza entregas para mais de 3 bilhões de pessoas no planeta todos os anos.
Itajaí
O Porto de Itajaí não movimenta contêineres desde o fim do primeiro semestre de 2023, quando a APM Terminals decidiu não renovar o contrato de arrendamento após 22 anos de operação.
O Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou o leilão de arrendamento transitório da área que corresponde aos berços 01 e 02, destinado para operação e movimentação de contêineres e carga geral.
O processo licitatório teve a Mada Araújo Asset Management declarada vencedora do leilão.
Durante os dois anos de contrato de arrendamento transitório, o Governo planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do porto à iniciativa privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos.
O contrato de arrendamento definitivo será submetido às análises e estudos exigidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) antes do seu lançamento e, de acordo com o Governo Federal, não será um contrato de modelo simples, mas sim um modelo exclusivo no Brasil.
Agenda
Ainda nesta semana, a comitiva catarinense tem encontros marcados com empresários e autoridades ligadas aos setores de logística, portos, universidades de tecnologia, turismo, além de reuniões com fundos de investimentos.