Ao todo, a DPW Santos operou 583 mil contêineres e espera encerrar o ano com um volume 15% maior do que o registrado em 2021 (Divulgação/DP World Santos)
Região Sudeste
DP World Santos alcança recorde de mais de 1 milhão de TEU movimentados em 2022
É o maior volume operado em um ano desde o início de suas atividades, em 2013
A DP World Santos movimentou mais de 1 milhão de TEU neste ano, que equivalem a 583 mil contêineres. O marco é inédito para o terminal localizado no Porto de Santos (SP) e ocorreu durante a operação do navio Log-In Pantanal, do armador Log-In.
Segundo a companhia, do total de cargas cheias movimentadas, 24% foram de exportação, com destaque para alimentação e commodities (celulose, minérios e cerâmica), e 20% de importação, principalmente dos setores químico, automotivo e de produção de máquinas e equipamentos.
As operações de contêineres já são 13% superior à registrada em todo o ano passado, quando atingiu 948 mil TEU, e corresponde a cerca de 25% da movimentação anual do complexo portuário santista. A empresa espera encerrar 2022 com movimento 15% maior do que em 2021.
O diretor-presidente da DP World Santos, Fabio Siccherino, comemora a marca e destacou que, apesar da diversificação das atividades do terminal, a operação de contêineres segue sendo estratégica para os negócios da empresa. “Estamos trabalhando para que, em breve, novos investimentos sejam anunciados a fim de garantir ainda mais capacidade para que o Porto de Santos fique à frente da demanda”, destacou.
Sobre os fatores que contribuíram para os resultados do ano, a DPW informou que deu início a uma nova linha de serviço regular, o Far East India Latin America Service (FIL Service), do armador HMM.
Para 2023, a companhia tem a expectativa de ampliar as operações de contêineres em torno de 5% a 10%. “A empresa possui atualmente mais de 130 mil metros quadrados de área disponível com potencial para serem utilizados para futuros projetos de expansão. Como parte dos investimentos, planeja-se o aumento da capacidade instalada do terminal, além de uma expansão nas operações de celulose. Os valores estimados de investimentos ainda estão sendo analisados”, informou a DPW Santos.
A empresa acrescentou ainda que pretende ampliar os serviços logísticos. “A DP World Logistics, braço logístico do Grupo DP World, deverá ter um papel cada vez mais estratégico em nossas operações, passando a oferecer dentro do seu portfólio o serviço porta-a-porta, ou seja, a logística completa da carga dos clientes nas operações de importação e exportação”, finalizou.