A DP World venceu a licitação para desenvolver um terminal de megacontêineres no Porto de Deendayal, na Índia (Crédito: Divulgação)
Internacional
DP World vai instalar terminal em porto da Índia
Companhia venceu licitação, fortalecendo sua presença no país asiático
A DP World ganhou a concessão para implantar um terminal de megacontêineres no Porto de Deendayal, na Índia, em Gujarat. O contrato foi concedido pela Autoridade Portuária do complexo na modalidade Build-Operate-Transfer (BOT), onde a iniciativa privada recebe a licença do setor público para financiar, projetar, construir e operar uma instalação por um período determinado, até o controle voltar à administração pública.
O projeto envolve a construção de um megaterminal de contêineres na Tuna-Tekra que, depois de concluído, ajudará a destravar o crescimento estimado do tráfego de contêineres na Índia, atendendo às exportações e importações do norte, oeste e centro do país, reduzindo os custos logísticos e aumentando a eficiência nas cadeias de suprimentos.
O novo terminal terá uma atracação de 1.100 metros, poderá receber navios com mais de 18.000 TEU e terá capacidade total de movimentação de 2,19 milhões de TEU.
O ativo também é conectado ao interior por meio da rede de estradas, rodovias, ferrovias e corredores logísticos dedicados à carga.
“À medida que a cadeia de valor se torna mais integrada, existem oportunidades de crescimento significativas em todos os portos indianos e no espaço logístico”, disse o presidente do grupo e CEO da DP World, Sultan Ahmed Bin Sulayem.
“Com o desenvolvimento do terminal de megacontêineres Tuna Tekra em Gujarat, a DP World estará bem posicionada para capturar essas oportunidades, conectando ainda mais o norte, o oeste e o centro da Índia com o comércio global e gerando valor para todos os nossos stakeholders”, acrescentou Sulayem.
A DP World já opera cinco terminais marítimos na Índia – dois em Mumbai, um em Mundra, um em Cochin e um em Chennai – com uma capacidade combinada de aproximadamente 6 milhões de TEU.
Com a adição do Tuna Tekra Container Terminal, os terminais indianos da DP World terão uma capacidade total de 8,19 milhões de TEU.
Além disso, a companhia opera sete terminais terrestres multimodais conectados à rede ferroviária da DP World, instalações de armazenamento a frio e estações de carga de contêineres. Também está desenvolvendo três zonas econômicas de ponta em todo o país.
Esta recente concessão ocorreu menos de um mês depois que a DP World selecionou a empresa de consultoria em infraestrutura, AECOM, para conduzir um estudo de viabilidade e projeto para o desenvolvimento do segundo terminal de contêineres no Porto de Prince Rupert.