O objetivo principal da dragagem é manter a eficiência do calado operacional, para assim trazer segurança às operações de entrada e saída de navios na área do complexoCrédito: Divulgação/Portos RS
Região Sul
Draga Utrecht chega a Rio Grande para segunda etapa de obras de dragagem
Embarcação vai ser responsável pela remoção de 2,7 milhões de m³ de sedimentos do canal de acesso
Chegou em Rio Grande (RS) na última semana, a draga Utrecht que, segundo a Autoridade Portuária, realizará a segunda etapa das obras de dragagem de manutenção do canal de acesso ao complexo portuário. A embarcação da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, que foi a vencedora da licitação, irá trabalhar na manutenção das profundidades do canal de navegação com a remoção de 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
Ainda de acordo com a Autoridade Portuária, o objetivo principal da dragagem é manter a eficiência do calado operacional, para assim trazer segurança às operações de entrada e saída de navios na área do Complexo Portuário de Rio Grande.
De acordo com a Diretoria de Infraestrutura da Portos RS, serão investidos R$ 94,5 milhões e serão contempladas pela dragagem as áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. A estimativa da Autoridade Portuária é de que as atividades comecem em breve, logo após a conclusão dos procedimentos burocráticos necessários. A estimativa da Autoridade Portuária é que os trabalhos sejam executados em 80 dias.
A quantidade de material que será retirado foi estabelecida por meio de uma batimetria prévia que auxiliou no planejamento da obra. Já durante sua realização, o sedimento dragado será descartado em área licenciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o monitoramento desse sedimento sendo feito pelo sistema SiMCosta.
A execução da obra terá o acompanhamento do monitoramento ambiental realizado pelos técnicos da Portos RS, assim como dos programas de monitoramento continuados do Porto do Rio Grande.
Junto ao contrato assinado para a execução da obra está incluída a realização do monitoramento da qualidade da água, o qual teve início no último dia 16, marcando o pré-dragagem, e seguirá ao longo de todo o processo.
A draga Utrecht, de bandeira holandesa, foi construída no ano de 1996 e tem capacidade de cisterna (armazenamento) de 18.292 metros cúbicos de sedimentos.