Al Bastaki pediu o apoio do governador Tarcísio de Freitas em projetos voltados para a ampliação das exportações e a desburocratização dos processos de envio de mercadoriasCrédito: Divulgação/Governo de SP
Região Sudeste
Dubai quer ampliar exportações de commodities de SP
Governador Tarcísio de Freitas se reuniu na última semana com o gerente geral da WLP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu a visita de Mahmood Al Bastaki, gerente geral da World Logistics Passport (WLP), que é a plataforma de incentivo do governo de Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU), para facilitação do fluxo do comércio global. A pauta principal do encontro, realizado na última semana, foi a busca por soluções menos burocráticas e mais ágeis para ampliação de exportações entre os dois países.
Al Bastaki pediu o apoio de Tarcísio em projetos voltados para a ampliação das exportações e a desburocratização dos processos de envio de mercadorias.
Atualmente, São Paulo é o estado brasileiro que mais exporta mercadorias para os EAU, em transações que chegam a 700 milhões de dólares (cerca de R$ 3,5 bilhões). Entre as principais commodities paulistas que seguem para o país do Oriente Médio estão açúcar de cana e de beterraba, ouro e carne.
Al Bastaki destacou a importância do Porto de Santos, que se coloca estrategicamente para os negócios entre as cidades, visando a exportação de mercadorias.
WLP
O World Logistics Passport (WLP) é uma plataforma de incentivo do governo de Dubai para facilitar o fluxo do comércio global. Trata-se do primeiro projeto do tipo no mundo. A iniciativa funciona como um programa de fidelidade logística e conexões internacionais baseado em incentivos, com recompensas a comerciantes e transitários que usam a plataforma para importação e exportação.
Os parceiros oferecem benefícios de custos, redução de tempo e conexões estratégicas para os membros do WLP. O projeto tem o propósito de contribuir com a logística do comércio internacional, fornecendo informações sobre mercadorias, facilitando as transações, além de reduzir barreiras burocráticas.
Os benefícios permitem que empresas, nações e regiões tenham acesso a novos mercados, diversifiquem o comércio de produtos e aumentem seu market share. Atualmente, a plataforma WLP está presente em 20 países, entre eles: China, Índia, África do Sul, Egito, Vietnã e Brasil.
No mercado brasileiro, a plataforma ainda identifica e desenvolve rotas logísticas para empresas nacionais atuarem no Oriente Médio, na África e na Ásia.