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Com previsão de investimento total de R$ 8,7 bi, o contrato de concessão tem uma duração de 30 anos e cobre aproximadamente 300 km entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Foto: Divulgação/ANTT

Nacional

Duplicação da BR-040 está prevista para o 3º ano do contrato

30 de julho de 2024 às 8:05
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Cronograma de obras e melhorias da rodovia foi apresentado pela ANTT e pela nova concessionária

As obras de duplicação do trecho da rodovia BR-040/MG, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, estão previstas para começar apenas no terceiro ano do contrato, conforme o cronograma divulgado na última segunda-feira (29) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela concessionária EPR Via Mineira.

De acordo com a concessionária, que assumirá a gestão do trecho a partir de 6 de agosto, está prevista a duplicação de aproximadamente 164 km da rodovia. Além disso, serão construídos 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, 33 dispositivos de interconexão e oito passarelas a partir do terceiro ano de concessão, em 2026.

A apresentação do cronograma contou com a presença do diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, além de representantes da EPR, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Durante o evento, Sampaio destacou o compromisso com a modernização da BR-040, enfatizando o desenvolvimento sustentável e o foco nos usuários. “Estamos empenhados em garantir uma composição entre os setores público e o privado que permita tanto aos caminhões quanto aos veículos leves de trafegar com fluidez e segurança”.

A concessão da BR-040 foi formalizada em abril deste ano, após a EPR Via Mineira vencer o leilão com uma proposta que ofereceu um desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio no trecho. O contrato tem uma duração de 30 anos e cobre aproximadamente 300 km entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. O investimento total previsto para o projeto é de R$ 8,7 bilhões, dos quais R$ 3,5 bilhões serão destinados às obras iniciadas entre 2026 e 2027.

Nos primeiros 100 dias de contrato, está planejado um plano de ação que inclui melhorias na sinalização em pontos críticos, serviços de recomposição do pavimento e medidas de conservação.

A cobrança de pedágio começará já em agosto, com valores reajustados. Automóveis e caminhonetes, que anteriormente pagavam R$ 6,30, passarão a pagar R$ 12,70. Motociclistas terão isenção.

Haverá três praças de pedágio ao longo do trecho de 232 km, localizadas em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Motoristas que utilizarem o sistema de cobrança eletrônica receberão um desconto de 5%. Usuários frequentes também terão direito a tarifas reduzidas.

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