As informações foram repassadas na terça-feira (10), durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) deste ano, realizada na Universidade Santa Cecília, em Santos. Foto: Hleder Lima/Prefeitura de Guarujá
Porto de Santos
Edital do túnel Santos-Guarujá será lançado no aniversário do Porto
Informação foi confirmada pelo secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, em reunião do Condesb
O secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, disse que o edital de escolha da futura empresa responsável pelas obras do túnel que ligará Santos e Guarujá, via Parceria Público Privada (PPP), será lançado no dia 2 de fevereiro de 2025 – dia do aniversário de Porto de Santos. Benini também garantiu alteração no traçado do túnel e iluminação reforçada na margem esquerda do complexo. As informações foram repassadas na terça-feira (10), durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) deste ano, realizada na Universidade Santa Cecília, em Santos.
Com projeto executivo elaborado pelo Governo de São Paulo, a previsão é de que o edital da PPP seja publicado no segundo trimestre de 2025 e o leilão realizado no segundo semestre. Porém, vale ressaltar que o projeto ainda carece de licenças.
A ligação seca é uma demanda centenária da população da Baixada Santista e vai reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios. Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens pelas balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres, nas barcas e catraias.
Rafael garantiu ainda que o traçado do túnel será alterado seguindo as orientações da Prefeitura de Guarujá, que quer que a ligação se estenda até o anel viário do retroporto, a fim de conectar túnel e área de retroporto até a Avenida Perimetral.
A Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na margem esquerda do porto, também ganhará iluminação num trecho de oito quilômetros, de acordo com o secretário, demanda antiga da cidade, ressaltou Válter Sumam, prefeito de Guarujá, também presente na reunião.
Nos últimos oito anos, segundo Sumam, mais de 30 ofícios foram encaminhados ao Governo do Estado e à empresa Ecovias, concessionária que administra o trecho, para que a obra fosse realizada no trecho.
Os dois projetos começarão a sair do papel no próximo ano.
Balsas
A modernização das balsas também foi assunto durante a reunião do Condesb. O secretário estadual chamou a atenção para as audiências públicas sobre a concessão das travessias litorâneas operadas pelo Departamento Hidroviário, que engloba o serviço público de transporte coletivo aquaviário intermunicipal de veículos e passageiros em todo o Estado. O foco será aumentar a quantidade de balsas, ter novas e modernas embarcações com zero carbono (elétricas), a fim de evitar filas no dia a dia.