Segundo o presidente de Suape, Márcio Guiot, o projeto custará de R$ 250 milhões a R$ 300 milhões e, a partir da data de assinatura do contrato com a empresa selecionada, deve ser concluído em 12 meses, provavelmente em junho de 2025/Divulgação
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Edital para dragagem do canal interno do Porto de Suape será lançado nesta sexta-feira
O canal interno do Porto de Suape (PE) terá a sua profundidade ampliada. O edital para a licitação da obra será lançado pelo Governo de Pernambuco (que administra o complexo marítimo) e pelo Governo Federal nessa sexta-feira. Com a obra, o porto terá a sua capacidade operacional ampliada, podendo receber navios de maiores dimensões e, assim, beneficiando os operadores portuários locais, como o Tecon Suape e a APM Terminals.
A dragagem do canal interno ampliará o limite do calado para 16,2 metros, dimensão que permite a escala e a operação, em toda a capacidade, de navios de mais de 14 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Atualmente, Suape já recebe cargueiros de 14 mil TEUs, mas eles não conseguem sair ou chegar lotados de cargas.
Segundo o presidente de Suape, Márcio Guiot, o projeto custará de R$ 250 milhões a R$ 300 milhões e, a partir da data de assinatura do contrato com a empresa selecionada, deve ser concluído em 12 meses, provavelmente em junho de 2025. Cerca de R$ 100 milhões estão previstos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também estão programadas obras de melhoria do molhe, com mais R$ 30 milhões.
A cerimônia de lançamento do edital, amanhã, reunirá o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a governadora Raquel Lyra, e o presidente de Suape, Márcio Guiot. Segundo o executivo, “hoje somos um porto secundário e com as dragagens do canal externo, bacia de evolução e canal interno, queremos ser um hub portuário”.
O projeto do canal interno irá complementar a atual dragagem do canal externo, que beneficia principalmente as operações com petróleo e granéis líquidos, que ocorrem na parte externa do complexo marítimo pernambucano. Essas melhorias, que começaram no último dia 1, vão aumentar a profundidade do canal para 20 metros e o limite do calado para 17,3 metros, permitindo a plena operação de petroleiros Suezmax, que demandam um calado de 16,1 metros.