A usina térmica no Porto do Pecém, tem capacidade instalada de 720 megawatts (MW) e auxilia no abastecimento do Nordeste por meio de contratos de disponibilidadeCrédito: Divulgação
Região Nordeste
EDP acerta venda de 80% de usina a carvão que opera no Pecém
Acordo foi feito com grupo de investidores brasileiros liderado pela Mercurio Asset
A EDP acertou a venda de 80% da usina a carvão que opera no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE). O acordo foi feito com um grupo de investidores brasileiros liderado pela Mercurio Asset. Os valores da operação não foram divulgados.
A empresa também criou condições para a venda dos 20% remanescentes até o final do contrato de energia vigente, que vai até julho de 2027.
Em nota, a EDP explicou que o acordo faz parte da estratégia da empresa de liderar a transição energética e “é um importante passo em direção ao objetivo de ser neutral em carvão até 2025 e 100% verde até 2030”.
A usina térmica movida a carvão mineral, operada no Porto do Pecém, tem capacidade instalada de 720 megawatts (MW) e auxilia no abastecimento do Nordeste por meio de contratos de disponibilidade.
O empreendimento é composto por uma usina solar com capacidade de 3 MWp, para garantia de origem renovável, e um módulo eletrolisador de última geração, com capacidade para produzir 250 Nm3/h de gás.
A venda da termelétrica não inclui o projeto Pecém H2V que, em dezembro de 2022, gerou a primeira molécula de hidrogênio verde da empresa na América Latina, sob responsabilidade da EDP.