Bacharel em Ciências Econômicas, Eduardo Neves está a serviço do Ceará desde 2023 e em 2021 passou a ocupar a presidência da ZPECrédito: Divulgação
Região Nordeste
Eduardo Neves é reconduzido à presidência da ZPE Ceará
Decisão de manter o executivo foi anunciada após a reunião do Conselho de Administração, na última quinta-feira
O economista Eduardo Neves foi reconduzido, na última quinta-feira (13), ao cargo de presidente da ZPE Ceará, cadeira que ocupa desde abril de 2021. A decisão de manter o executivo foi anunciada após a reunião do Conselho de Administração da Zona de Processamento de Exportação do Ceará, que aprovou um novo mandato para toda a diretoria da empresa.
A ZPE Ceará integra o Complexo do Pecém (CIPP SA), que tem como acionistas o Governo do Estado do Ceará (majoritário) e o Porto de Roterdã, na Holanda.
“Nos últimos dois anos, tivemos várias conquistas decisivas para o futuro da empresa: a aprovação do novo Marco Legal das ZPEs no Brasil; a inauguração da nossa primeira expansão (Setor 2); e a atração de novos investimentos, incluindo refinaria, termelétrica e os projetos de Hidrogênio Verde”, destacou Eduardo Neves.
A diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas e Silva Maia, também foi reconduzida ao cargo para um novo mandato. A reunião do Conselho de Administração da ZPE Ceará elegeu ainda Luís Fernando Simões da Silva como novo diretor de governança da empresa, substituindo Roberto Benevides de Castro, que estava no cargo desde o ano de 2019.
“Foram dois anos intensos, tanto na divulgação institucional da ZPE, como também na atração de investimentos. Agora, temos novos desafios para o futuro e isso nos motiva a seguir trabalhando para consolidar a ZPE como um instrumento fundamental no desenvolvimento econômico do Ceará”, concluiu Neves.
Carreira
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) desde 1990, Neves está a serviço do Ceará desde 2003, quando ingressou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE).
Foi presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece) de abril de 2018 até fevereiro de 2021, tendo trabalhado na captação de novos investimentos para o desenvolvimento do Ceará.
Iniciou sua trajetória na Adece em 2007, ano de fundação da instituição. Ao longo desse período, também atuou como gerente de Comércio e Serviço e diretor de Infraestrutura, tendo como foco a atração de investimentos industriais, implantação e acompanhamento das infraestruturas necessárias para a viabilidade de empreendimentos no Estado.
Atuou em diversas empresas privadas como executivo, passando pelos setores de construção civil, indústrias de bebidas, granito, entre outras.