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A ideia é que a estrada se conecte com pontos estratégicos do Sudeste, como em Minas Gerais, além de destravar nós das rodovias já existentes com o litoral.Crédito: Reprodução/Instituto de Engenharia

Região Sudeste

Eixo conectando Suzano a Santos tem apoio de especialistas e autoridades

Atualizado em: 29 de julho de 2023 às 10:41
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Projeto de nova ligação da Grande SP com a Baixada Santista promete destravar nós rodoviários e desenvolver centros logísticos

A necessidade de uma nova rodovia para fazer a ligação entre São Paulo e a Baixada Santista, mais precisamente o Porto de Santos, já vem sendo uma pauta antiga em razão da demanda de cargas que chegam e saem do cais santista. Entretanto, agora, as propostas que já são observadas pelo Governo do Estado são as que chamam atenção, como é o caso da chamada Estrada da Zona Leste, um novo corredor que ligará o Rodoanel Leste até a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com destino final a margem esquerda do porto, no município de Guarujá. Autoridades ouvidas pelo BE News defenderam a proposta.

De acordo com o coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos do Instituto de Engenharia, José Wagner Ferreira, o ponto é considerado estratégico para São Paulo.

“Mostramos claramente o desenvolvimento da região metropolitana. Se parar para analisar, São Paulo não tem mais para onde crescer dentro das suas regiões. A única saída de São Paulo é desenvolver a Zona Leste, além de desenvolver os municípios que ali estão”, explicou.

A proposta foi apresentada e discutida durante o workshop “Debate sobre uma nova ligação do planalto à Baixada Santista”, promovido pelo Instituto de Engenharia.

A nova estrada faria uma ligação direta com a Zona Leste da Região Metropolitana de São Paulo, a partir do município de Suzano, atravessaria toda a Serra do Mar e chegaria à rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo a um acesso com a Rio-Santos, sentido Litoral Norte.

Segundo ele, a conexão dessa nova estrada poderia fazer uma ligação com pontos estratégicos do Sudeste, como em Minas Gerais, por exemplo, além de destravar nós das rodovias já existentes com o litoral.

“Não é uma rodovia de São Paulo ou de Santos, é do Brasil. Temos a situação atual da Anchieta e da Imigrantes e, se olharmos bem, estamos chegando em um nó. Os carros e caminhões caem tudo no mesmo ponto. E essa é a nossa maior justificativa para esse projeto, ter uma opção de já sair pelo leste de São Paulo”, disse.

Corredor estratégico

Segundo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiushi (PL), o novo corredor possui garantias de ser o projeto de logística mais relevante do estado de São Paulo nas últimas décadas.

“Só em Suzano, temos um milhão de metros quadrados disponíveis para novos centros logísticos. Caso seja viabilizado esse acesso, poderão ser gerados mais de 25 mil empregos. Em todo o Alto Tietê, haverá um significativo impacto no plano imobiliário, pois teremos um fluxo intenso que vem de São Paulo. Nós sempre defendemos projetos que modificam de fato a vida das pessoas, como é o caso deste, que abre novas possibilidades por esse novo acesso que defendemos”, explicou o chefe do Executivo durante participação no workshop do Instituto de Engenharia.

Conforme apresentado no evento, o eixo Suzano/Santos se torna estratégico para a chegada ao Porto pela margem esquerda. Segundo os participantes de um dos painéis de debates, esse tende a ser a melhor opção, devido ao alto número de contêineres que chegam ao cais santista pelo lado de Guarujá.

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