A Eletrobras, maior empresa elétrica da América Latina, possui um extenso portfólio renovável focado em hidrelétricas, mas com participação limitada em eólicas onshore. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Nacional
Empresas firmam parceria para explorar energia eólica offshore
Acordo prevê cooperação estratégica para impulsionar projetos de energia limpa e descarbonização, com foco na transição energética do país
A Eletrobras firmou uma parceria com a Ocean Winds, joint venture entre Engie e EDP Renováveis, dedicada à energia eólica offshore, com o objetivo de explorar o desenvolvimento de projetos dessa fonte no Brasil. O memorando de entendimentos assinado na terça-feira prevê o compartilhamento de conhecimento e esforços conjuntos em uma tecnologia que tem o potencial de gerar grandes volumes de energia renovável no futuro, mas que ainda carece de um marco regulatório no país.
A Ocean Winds destacou em comunicado que “direciona estrategicamente seus esforços para o Brasil”, considerando o potencial do país para “atender à crescente demanda por energia renovável no longo prazo, apoiar a transição energética e gerar oportunidades para a cadeia de suprimentos e para as comunidades locais”.
Desde 2021, a Ocean Winds estuda projetos de energia eólica offshore no Brasil e já solicitou licenciamento junto ao Ibama para 15 gigawatts (GW) de projetos, que seriam implantados em águas do Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A Eletrobras, maior empresa elétrica da América Latina, possui um extenso portfólio de geração de energia renovável, predominantemente hidrelétrica, mas com uma participação ainda limitada em eólicas onshore.