Das mais de 36 milhões de toneladas movimentadas em 2023 no Itaqui, 26 milhões foram de granéis sólidos, 8 milhões de granéis líquidos e 1,6 milhão de cargas geraisCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Em ano recorde, Porto do Itaqui movimenta mais de 36 milhões de toneladas
Administração anunciou que 2023 foi o melhor da história do complexo maranhense
O Porto do Itaqui (MA) anunciou que 2023 foi o melhor ano da história do complexo em relação à movimentação de cargas. Foram mais de 36 milhões de toneladas (36.360.695) movimentadas no período, sendo 26.301.125 milhões de toneladas de granéis sólidos, 8.360.870 milhões de toneladas de granéis líquidos e 1.698.700 milhão de toneladas de cargas gerais.
Outubro foi o mês que mais movimentou cargas, contabilizando um aumento de mais de 16% em relação ao resultado obtido no mesmo mês de 2022.
Outro ponto celebrado pela administração do porto maranhense foi a atracação de mil navios em um único ano, fato inédito no complexo.
“Todos os resultados alcançados em 2023 foram fruto de muito planejamento e dedicação de uma equipe que trabalha com muita excelência”, comemorou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.
Alguns fatores foram responsáveis pelos bons resultados, entre eles a retomada dos embarques de alumínio, a primeira operação de movimentação de sebo bovino, revisão de normas de atracação das embarcações e a chegada de novos e modernos equipamentos.
A operação com alumínio é resultado do escoamento da produção do Consórcio Alumar, em uma colaboração entre o Porto do Itaqui, a G5 Logística, a Steinweg e a australiana South32. A primeira movimentação foi no berço 99, na primeira quinzena de dezembro.
Já para movimentar Sebo Bovino, a Granel Química investiu em infraestrutura de armazenagem e tubulação que permitissem a realização das exportações deste tipo de produto pelo berço 104.
Quanto à revisão da norma de atracação, o objetivo foi aumentar a flexibilidade, a transparência, equilíbrio e organização para a fila de navios, focando, principalmente, em produtividade, performance e planejamento, explicou a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Em relação aos equipamentos, a chegada do novo spreader automático, em um investimento feito pela Suzano, também foi bastante comemorada. De alta tecnologia, capaz de manusear até 32 toneladas de celulose de uma vez, o equipamento eleva tanto a segurança quanto a produtividade nas operações portuárias.
Outra marca registrada em 2023 foram as primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes transportadas no novo corredor ferroviário (ferrovia) do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, a Palmeirante, no Tocantins. Agora, o trem sai do Itaqui levando fertilizante até Palmeirante e volta trazendo grãos, em uma logística que dinamiza o setor agrícola de toda a região.
O ship to ship também se tornou realidade no ano passado e depois de diversos testes, a operação, realizada pela Transpetro, foi possível. Nela, é feita uma manobra de transferência de carga entre dois navios em mar aberto ou em áreas portuárias, aumentando a eficiência logística.
Também foram feitas adequações no berço 105, que possuía apenas possibilidade de abastecer navios e, agora, pode realizar operação com diesel e gasolina, movimentando tanto para companhias, quanto para outros navios por meio de transbordo, e melhorias para liberar novas opções de linhas para óleo combustível e abastecimentos no berço 106.
Renovação
No início de novembro, durante o lançamento do Novo PAC no estado, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, também garantiu que o Governo Federal renovará a concessão do Porto do Itaqui para o Maranhão, por mais 25 anos.
“Por tudo isso, e por tantas outras ações e conquistas, o ano de 2023 está sendo considerado o melhor da história do Porto do Itaqui”, frisou Lins.