Segundo a VLI, o crescimento da movimentação de cargas no TPSL foi impulsionado pelo alinhamento da equipe do terminal ao planejamento estratégico elaborado no início do ano/Divulgação VLI
Região Nordeste
Em dez meses, operações da VLI no Maranhão superam consolidado de 2021
No período, unidade teve acréscimo de 6% na movimentação de cargas
O Terminal Portuário São Luís (TPSL), localizado no Porto do Itaqui (MA) e administrado pela VLI, superou, entre janeiro e outubro de 2022, o volume de cargas movimentado ao longo de todo o ano de 2021. Nos últimos 10 meses, o acumulado alcançou a marca de 4,7 milhões de toneladas, ultrapassando em 6% o total transportado no período de janeiro a dezembro de 2021, que foi de 4,4 milhões de toneladas.
Segundo a VLI, o crescimento da movimentação de cargas no TPSL foi impulsionado pelo alinhamento da equipe do terminal ao planejamento estratégico elaborado no início de 2022, com foco na maximização da utilização e da rentabilidade dos ativos da companhia.
A partir da realização do estudo multidisciplinar focado na experiência do cliente, que envolveu as equipes de operação, comercial e manutenção, foi possível otimizar a utilização dos recursos operacionais, aumentando a capacidade de transporte, explicou a empresa.
“A produção do Arco Norte está crescendo e a VLI trabalha para apoiar os produtores da região com excelência operacional. Elaboramos uma estrutura focada no atendimento das necessidades do cliente e aumentamos a estabilidade da nossa operação”, declarou o Diretor de Operações do Corredor Norte, Daniel Schaffazick.
Entre as cargas movimentadas no TPSL estão soja, milho, gusa, manganês e minério, que têm origem no Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, e chegam ao terminal por meio da concessão da VLI do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) e pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), onde a companhia opera por direito de passagem.
As operações acontecem integralmente pelas ferrovias e são conectadas com os Terminais Integradores de Palmeirante (TIPA), Porto Franco (TIPF) e Porto Nacional (TIPN), também operados pela VLI.
Com localização geográfica estratégica em relação ao Hemisfério Norte e a proximidade com o Porto do Itaqui, o Terminal Portuário de São Luís torna-se um ativo importante para exportação da produção brasileira destinada aos mercados da Europa e Estados Unidos.
“Para o cliente, isso se traduz em confiabilidade nos prazos de embarque e desembarque de cargas e, para a VLI, em mais eficiência na operação, o que contribuiu para o crescimento dos resultados”, analisa Daniel.
NÚMEROS
Com capacidade de armazenagem de 203 mil toneladas, o Terminal Portuário São Luís possui uma infraestrutura que viabiliza o escoamento ágil e seguro das cargas dos clientes, aponta a empresa.
A estrutura é composta por um píer de atracação com 280 metros de comprimento e profundidade de 18 metros, cinco silos e dois armazéns de estocagem de grãos, além de três pátios de ferro gusa e um pátio de estocagem de manganês.
A logística da VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).