As obras da nova usina devem começar em fevereiro e o projeto visa produzir combustível para atender 10 mil pequenos e médios produtores das regiões de Alto Uruguai e Nordeste do estado. Foto: Cadu Gomes
Região Sul
Em lançamento de usina, Alckmin exalta importância do etanol para descarbonização
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (MDIC) participou do lançamento da pedra fundamental de uma usina de etanol em Viadutos (RS)
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou do lançamento da pedra fundamental de uma usina de etanol em Viadutos (RS), investimento privado de R$ 800 milhões.
Segundo o governo federal, o empreendimento vai produzir combustível a partir do milho, cevada, trigo e triticale, nome de um cereal híbrido de trigo com centeio.
A usina vai atender cerca de 10 mil pequenos e médios produtores rurais das regiões de Alto Uruguai e Nordeste do estado. No total, 42 municípios serão beneficiados com a possibilidade de melhor aproveitamento da safra de inverno, prejudicada nos últimos anos pelas mudanças climáticas.
“Esse é um investimento de ponta, que gera empregos na construção da usina e, depois, na operação. A agricultura faz diferença no Brasil e agregar valor com o processo industrial vai empregar mais pessoas e ter valor ainda mais alto”, afirmou o vice-presidente. “Em vez de vender a soja, eu vendo a ração, eu vendo o frango, eu vendo o óleo, eu faço combustível”, disse Alckmin.
As obras devem começar em fevereiro, com cerca de mil vagas para colaboradores. Na fase de operação, serão empregados em torno de 600 trabalhadores.