
Anderson Pomini afirmou que a intenção da gestão é realizar obras que acompanhem o crescimento da movimentação de todas as cargas ao longo dos próximos 20 anos (Foto: Vosmar Rosa/MPor)
Porto de Santos
“Em quatro anos teremos um novo porto e uma nova região”, diz Pomini
Em entrevista ao BE News, presidente da APS detalha projetos para ampliar a competitividade do Porto de Santos
O Porto de Santos passa por uma fase de modernização com investimentos estratégicos para ampliar sua competitividade e consolidá-lo entre os principais complexos logísticos do mundo. O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destacou ao BE News que a gestão atual foca no crescimento da movimentação de cargas nas próximas décadas.
“Tivemos dois anos excepcionais, de replanejamento, reenquadramento, pensando no porto para o futuro. Nossa ideia é deixar obras para que atendam ao crescimento da movimentação de todas as cargas nos próximos 20 anos. O porto representa um importante anel da cadeia logística, de uma corrente que simboliza a boa infraestrutura brasileira”, afirmou Pomini.
Entre as obras previstas para 2025 estão o túnel Santos-Guarujá, o aprofundamento do canal, perimetrais e viadutos na entrada da cidade. “Estamos vivendo um momento especial, pois trata-se de um período de entregas. Pretendemos iniciar a obra do túnel, um investimento de R$ 6 bilhões, além do aprofundamento do canal, cujo edital será publicado no primeiro semestre. Em quatro anos teremos um novo porto, uma nova infraestrutura e, naturalmente, uma nova região”, analisou.

Anderson Pomini afirmou que a intenção da gestão é realizar obras que acompanhem o crescimento da movimentação de todas as cargas ao longo dos próximos 20 anos (Foto: Vosmar Rosa/MPor)
Nova pista
O Governo de São Paulo autorizou a construção de uma nova pista ligando o Planalto ao Porto de Santos. O traçado, anunciado em janeiro, atenderá caminhões que acessam o complexo.
A pista começará no km 43 da Rodovia dos Imigrantes, com conexão ao Rodoanel Mário Covas (SP-021), e terá acesso no km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.
“É um projeto muito positivo e inteligente, pois calibra a movimentação nas duas margens do porto. Esse planejamento permite um escoamento eficiente das cargas, contemplando toda a região. É absolutamente inteligente e louvável, e merece total apoio do Porto de Santos. Estamos em contato com os projetistas justamente para garantir a conexão entre os projetos de expansão do porto e a construção da terceira pista. Essa infraestrutura já deveria ter sido construída, mas a boa política é aquela que se faz olhando para frente. Ela chega em um momento oportuno, quando o porto está prestes a receber investimentos de R$ 15 bilhões”, finalizou Pomini.