Durante a reunião foi feito o convite ao governador Eduardo Leite para participar da missão com a comitiva holandesa que está marcada para o dia 4 de março em Rio Grande (Crédito: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Em reunião com governador, Portos RS prioriza movimentação de cargas por hidrovias
Diretoria da Autoridade Portuária apresentou balanço de 2023 e projeções para este ano a Eduardo Leite
A diretoria da Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos gaúchos, se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para apresentar os resultados da companhia em 2023 e as projeções e planos para 2024. Entre os destaques, Leite recebeu atualizações sobre o desenvolvimento das hidrovias do estado.
Segundo a Portos RS, as hidrovias gaúchas tiveram a movimentação de mais de 6 milhões de toneladas em 2023.
Conforme apresentado no plano de negócios e projetos da Autoridade Portuária ao governador, um dos focos será o aumento da movimentação de navios pelas hidrovias por meio da execução de uma dragagem, como uma das formas de aumentar a competitividade da hidrovia para a navegação interior.
Para a Portos RS, o modal se apresenta como seguro e econômico para o escoamento das produções, o que pode alavancar ainda mais os investimentos.
Durante a reunião, foram expostos os resultados das movimentações dos três portos públicos, que cresceram 14,50% comparado ao ano de 2022.
A consolidação do projeto de Hub Port como alternativa para otimizar a logística das operações portuárias também foi pautada. Entre os principais benefícios dos Hub Ports estão a diminuição dos custos logísticos e a melhoria do nível de serviço durante as transações de comércio internacional. A capacidade do distrito industrial de Rio Grande nessa área foi demonstrada com o projeto de transformação da Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) na primeira biorrefinaria do país.
Investimentos na construção de áreas de armazenagem, fábrica de ureia a usina termelétrica e a marca Portos RS – Port Energy Plataform, projeto que busca o desenvolvimento de ações para produção de energia a partir de recursos naturais renováveis e a preparação dos portos para se tornar um elo logístico dessa cadeia.
Ainda durante a reunião foi feito o convite ao governador para participar da missão com a comitiva holandesa que acontece no dia 4 de março em Rio Grande. A missão holandesa busca integrar representantes do país e do Porto de Roterdã, maior porto marítimo do continente europeu, com os representantes da Portos RS para solidificar a relação já existente por meio de projetos para modernização das operações portuárias.