O embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, e o empresário e investidor Seyed Amerian, ao lado do presidente do complexo, Gilberto Lins, visitaram o Porto do Itaqui para conhecerem a infraestrutura e analisarem possíveis parcerias comerciais entre os dois países. Divulgação/Porto do Itaqui
Porto do Itaqui
Embaixador do Irã estuda parceria com o Porto do Itaqui
Hossein Gharibi e o empresário investidor Seyed Amerian visitaram o complexo
O embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, e o empresário e investidor Seyed Amerian, visitaram o Porto do Itaqui (MA) na última quarta-feira (27) para conhecerem a infraestrutura do complexo e analisarem possíveis parcerias comerciais entre os dois países.
Eles foram recebidos pelo presidente do porto, Gilberto Lins, e por uma equipe técnica.
Durante a visita, eles conversaram sobre a possibilidade de negociações bilaterais entre o Irã e o governo do Maranhão, relacionadas a troca de produtos como, soja, milho e fertilizantes, via Porto do Itaqui.
A delegação do Irã afirmou que considera o porto maranhense moderno, eficiente e com localização estratégica para os projetos que esperam concretizar.
“Temos certeza de que em 2024 iniciaremos essas operações entre Brasil e Irã, demonstrando que todas barreiras estão sendo superadas e que o Brasil voltou a fazer negociações com todo mundo”, disse Gilberto Lins.
Para ele, a visita do embaixador do Irã e do potencial investidor iraniano ao Porto do Itaqui representa um “importante passo” para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.