Projetado para transporte de aeronaves, viaturas, equipes de fuzileiros, o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico também tem a missão de ajudar em questões humanitárias. Foto: Cássio Lyra/BE News
Porto de Santos
Embarcações da Marinha estarão abertas para visitação no domingo
NAM Atlântico e o Navio Escola Brasil ficarão atracados durante o final de semana
O Porto de Santos (SP) recebeu a atracação de duas importantes embarcações da Marinha do Brasil nesta sexta-feira, 26 de julho. O Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140), maior navio da esquadra brasileira, e o Navio Escola do Brasil (U27), usado para formação de futuros oficiais da corporação. Eles estarão abertos para visitação gratuita no domingo (28 de julho).
As duas embarcações chegaram ao cais da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) por volta das 9h. A expectativa é que os navios retornem para o Rio de Janeiro na segunda-feira (29).
Com 203,4 metros de comprimento, o NAM Atlântico é o principal navio de guerra da América Latina. Projetado para transporte de aeronaves, viaturas, equipes de fuzileiros navais, ele também tem a missão de ajudar em questões humanitárias.
No ano passado, a embarcação serviu como um hospital de campanha para as fortes chuvas que assolaram o município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Mais recentemente, a embarcação se deslocou até o Rio Grande do Sul para auxiliar no trabalho de recuperação do estado gaúcho após a tragédia climática do mês de maio.
“O Atlântico é muito versátil, tem bastante capacidade, recebe operações aéreas, tem capacidade anfíbia, é capaz de operar com fuzileiros navais e tem essa vertente humanitária. Na nossa missão no Rio Grande do Sul transportamos mais de 200 toneladas de doações, entre mantimentos, remédios e água. Transportamos hospitais de campanha e realizamos operações de busca e resgate de áreas alagadas com nossos helicópteros”, explicou o capitão de Mar e Guerra, Eugenio Huguenin, comandante do A140.
Durante a visitação, o público poderá conhecer áreas como o convés de viaturas, bem como o convés de voos. Segundo o comandante do Atlântico, a visita gira em torno de 45 minutos a 1 hora.
“Nós colocaremos para os visitantes uma exposição com o material utilizado no dia-dia, ou seja, armamentos, equipamentos de mergulho, entre outros, para que possam ter contato e sentir nossa rotina a bordo do navio”, explicou.
Navio Escola Brasil
Já o U27 é uma embarcação que faz parte da fase final de formação de futuros oficiais da Marinha do Brasil. Segundo explicou o capitão de Mar e Guerra, Marcel Parreiras, comandante do navio, os estudantes passam por treinamentos e atividades práticas ao mar.
“Depois de quatro anos acadêmicos na Escola Naval, no Rio de Janeiro, eles vão ter a chance de fazer a parte prática a bordo do Navio Escola. Aqui eles passam por meteorologia, navegação, operações navais e uma série de outras atividades. Ao final da viagem, serão nomeados segundos tenentes e poderão ser distribuídos para todos os navios da Marinha”, contou.
Serviço
A visitação vai ocorrer das 9h30 às 15h30 de domingo (28 de julho) no Cais da Capitania dos Portos. A Marinha recomenda que os visitantes utilizem roupas confortáveis e sapatos fechados para melhor mobilidade na embarcação. A Marinha vai disponibilizar banheiros e acesso à água potável, que será distribuída aos visitantes.
A visitação é gratuita, mas os interessados podem levar 1 kg de alimento não perecível. As doações serão armazenadas e levadas para instituições da Baixada Santista pela Marinha.
“É uma oportunidade muito boa que a Marinha está ofertando. Importante para que possamos fazer a divulgação da mentalidade marítima e que as pessoas possam conhecer o nosso dia-dia de forma fácil, tranquila e acessível”, comentou o capitão de Mar e Guerra, Marcus André de Souza e Silva, capitão dos Portos de São Paulo.