![](https://portalbenews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/silvio-costa-filho-francisco-gomes-neto-embraer-vosmar-rosa-mpor-e1739444546932.jpeg)
Silvio Costa Filho e Francisco Gomes Neto: iniciativa prevê a ampliação da produção de aeronaves, a expansão dos negócios internacionais, além de tecnologias sustentáveis. Foto: Vosmar Rosa/MPor
Nacional
Embraer anuncia R$ 20 bilhões em investimentos no Brasil até 2030
Plano prevê ampliação da produção de aeronaves, expansão global e desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis
A Embraer anunciou um investimento de R$ 20 bilhões no Brasil até 2030, em parceria com o Governo Federal. O plano foi apresentado pelo CEO e presidente da empresa, Francisco Gomes Neto, ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na quarta-feira (12). A iniciativa prevê a ampliação da produção de aeronaves, a expansão dos negócios internacionais e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para reduzir as emissões de carbono no setor aeronáutico.
O anúncio também foi feito durante a cerimônia do programa Nova Indústria Brasil, no Palácio do Planalto, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e autoridades do Governo Federal. Entre os projetos contemplados pelo investimento está o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical), produzido pela EVE, subsidiária da Embraer.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a relevância do aporte financeiro da Embraer, ressaltando o impacto na indústria nacional. “Esse anúncio vem para fortalecer a indústria brasileira e reforçar a importância da empresa nacional forte, com credibilidade dentro e fora do Brasil”, afirmou.
Francisco Gomes Neto enfatizou a importância do programa Nova Indústria Brasil para a competitividade do país e reforçou o compromisso da Embraer com o setor. “A parceria com a Embraer, e com toda a Base Industrial de Defesa, continuará sendo fundamental para incentivar as exportações de produtos brasileiros, assim como a geração de empregos qualificados e de renda, garantindo também o domínio de tecnologias críticas voltadas à soberania nacional”, afirmou o CEO da empresa.
A empresa
A Embraer atua nos segmentos de aviação comercial, executiva, agrícola e de defesa e segurança. Fundada em 1969, a empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer serviços de pós-venda. Com mais de 9 mil aeronaves entregues, a cada 10 segundos um avião fabricado pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros. A companhia é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.