A intenção é construir um ramal que conecte o Terminal Portuário de Alcântara – ainda em desenvolvimento – à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Açailândia (Crédito: Pixabay)
Ferrovias
Empresa alemã firma parceria para desenvolver ferrovia privada no Maranhão
Estatal estrangeira do ramo ferroviário se uniu à Grão-Pará em projeto que envolve um novo porto em São Luís
A empresa estatal alemã Deutsche Bahn (DB), uma das maiores do mundo no ramo ferroviário, firmou parceria com a Grão-Pará Maranhão e com a Sysfer Consultoria para desenvolver e operar uma ferrovia privada no Brasil.
A intenção é construir um ramal que conecte o Terminal Portuário de Alcântara (TPA) – ainda em desenvolvimento – à Ferrovia Norte-Sul (FNS), na altura do município de Açailândia, no Maranhão, o que possibilitará o acesso à carga de grãos das zonas produtoras localizadas região Centro-Oeste.
O trecho receberá o nome de Estrada de Ferro do Maranhão (EF-317) e deve ter 520 km. O governo Federal, inclusive, já emitiu à Grão-Pará as autorizações necessárias tanto para a ferrovia quanto para o novo porto privado.
O valor de investimento nos dois projetos é de R$ 20 bilhões, com o início das obras previsto para 2024, após o licenciamento, e a operação iniciando em 2028.
O Terminal Portuário de Alcântara tem a finalidade de implantar um novo porto na Baía de São Marcos, em frente aos portos na cidade de São Luís (MA), sendo um deles o importante Porto do Itaqui. Porém, o calado do novo terminal será de 25 metros, superior ao dos portos locais, permitindo carregamentos maiores.
A intenção é que o TPA movimente diversos tipos de cargas, em modelo de consórcio. São previstas operações com granéis minerais e vegetais, cargas de projeto (o que atende à base espacial na mesma cidade), fertilizantes, contêineres, combustíveis, abrangendo até mesmo a produção de hidrogênio verde (H2V).
Embaixada
No último dia 24, o projeto de infraestrutura Grão-Pará foi apresentado na Embaixada da Alemanha, com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A apresentação foi feita pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, em parceria com representantes das três empresas envolvidas.
Na ocasião, o ministro ressaltou a importância do empreendimento como mais uma alternativa para o escoamento dos produtos nacionais. Citou ainda que o governo precisa criar condições para que os investidores tenham segurança jurídica para investir no país, principalmente na infraestrutura das regiões Norte e Nordeste.
Já o governador do Maranhão ressaltou a importância dos investidores no desenvolvimento do projeto que, em sua visão, é um dos mais importantes do Brasil. Para ele, a parceria com a estatal alemã também consolida a iniciativa.
Estiveram presentes ainda representantes do Ministério dos Portos e Aeroporto e os embaixadores da Alemanha, Heiko Thoms, e da Espanha, Mar Fernández-Palacios.