A empresa FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes, foi a primeira a assinar um protocolo de intenção para se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba.
Região Sudeste
Empresa de fertilizantes assina protocolo de intenção com ZPE Uberaba
A FertMinas é a primeira interessada em se instalar na zona de exportação da cidade
A empresa FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes, foi a primeira a assinar um protocolo de intenção para se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba. O investimento estimado é de R$ 30 milhões, com previsão de gerar, ao menos, 100 empregos diretos.
O documento foi assinado no último dia 18 entre a Prefeitura de Uberaba, a Companhia Administrativa da ZPE Uberaba (CAZPE) e a empresa.
Elisa Araújo, prefeita de Uberaba, disse que a parceria comprova a segurança do projeto e que espera novos investimentos para a ZPE da cidade.
Na ocasião, representantes do governo federal e de Minas Gerais realizaram ainda uma fiscalização e monitoramento da construção da ZPE, que encontra-se na segunda etapa das obras.
A secretaria executiva do Conselho Nacional das ZPEs, Ana Carolina Peres, explicou que a visita foi a primeira relacionada à análise de documentação, inclusive contábil, além da verificação do andamento das obras de infraestrutura.
A previsão é que a área esteja totalmente concluída ainda neste primeiro semestre.
Estiveram presentes também representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da Receita Federal.
ZPE
A ZPE de Uberaba fica na BR-050, em uma área de 268,05 hectares, abrigando o entroncamento rodoferroviário que serve atualmente ao Distrito Industrial II. O processo para implantação da ZPE na cidade começou em 2012.
Empresas interessadas em se instalar na ZPE precisam da aprovação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) – do Ministério da Economia – e da Superintendência Regional da Receita Federal do Estado de Minas Gerais, que trata do alfandegamento da área.
As empresas instaladas nessa área alfandegada de livre comércio com o exterior podem se beneficiar de incentivos fiscais, como a isenção de tributos federais em matérias-primas nacionais ou importados.
Atualmente, o Brasil tem 14 ZPEs autorizadas e que estão em fase implantação. Na China existem centenas, no mundo, mais de 5 mil. Este tipo de empreendimento fomenta a competitividade no comércio internacional, além de gerar empregos.