O gerente de contas da T2S Tecnologia, Gustavo Modesto, disse durante sua apresentação que a empresa utiliza inteligência artificial para processar dados, o que facilita as buscas (Foto: Divulgação/Brasil Export)
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Empresa lança software para gerenciar setor administrativo com baixo custo
Solução para o chamado Back Office foi apresentada durante o 2º Brasil Tech, em São Paulo
Encontrar soluções para o chamado back office (os setores administrativos, comerciais e de RH das empresas) nem sempre é um foco ou prioridade para as empresas. Entretanto, soluções tecnológicas que envolvem esse setor estão surgindo com mais força no país.
É o que acredita Gustavo Modesto, gerente de contas da T2S. A empresa lançou, durante o 2º Brasil Tech – Encontro de Soluções Tecnológicas para o Setor Logístico Portuário, realizado na segunda-feira (4), na capital paulista, um software que, de maneira simples, consegue gerenciar os setores de RH e administrativo das empresas de maneira barata. “A customização de soluções é que geralmente encarece esses softwares. As empresas necessitam comprar os programas prontos e as edições chegam a custar milhões”, afirma ele.
No Brasil, diz ele, a maioria das empresas não busca soluções de back office com as melhores tecnologias. O software apresentado por eles durante o fórum Brasil Tech é mais simples, modular, ou seja, que se adapta às necessidades de cada setor e também é de fácil manutenção.
“Além disso, utilizamos inteligência artificial (IA) para processar dados. As buscas por dados dentro da empresa vão se tornando mais fáceis e eles conseguem se tornar acessíveis com apenas um toque. Eu consigo customizar o software na hora que for preparar para utilizar”, explica.
A partir das informações inseridas no software, a IA consegue responder, através de um chat, às perguntas de quem estiver utilizando. “Por exemplo, consigo fazer balanços dentro de um RH sobre funcionários admitidos e demissões a partir de uma pergunta”, diz.
Uma pesquisa realizada pelo IDC Manufacturing com 460 empresas (com mais de 5 mil funcionários) em 13 países, no ano de 2022, constatou que 75% consideram o sistema de planejamento empresarial essencial para a boa experiência do cliente, além de ser uma importante ligação entre o front e o back office de uma empresa.
A mesma pesquisa ainda mostrou que 40% das organizações com até mil funcionários investem em sistemas amadores que dificultam todo o processo de gestão e atrapalham nos resultados finais – e às vezes nem usam.
Por isso, segundo Gustavo Modesto, o sistema back office é muito importante dentro das organizações para integrar áreas que trabalhem em retaguarda, evitando erros e melhorando a produtividade e eficiência das atividades, para, no fim das contas, entregar o produto final ao cliente com qualidade.