Barbosa e o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, participaram do encontro do Conselho Nacional ontem (crédito: Divulgação/Brasil Export)
Nacional
Empresários debatem Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos
Formação do colegiado foi discutido em reunião do Conselho Nacional do Brasil Export nessa quarta-feira, em Brasília
A atuação da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) e suas propostas para esses setores foram discutidas por empresários e pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), responsável pela formação da FPPA, ontem, quarta-feira, dia 15, em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional do Brasil Export, maior fórum de debates sobre portos, transportes e infraestrutura do País. No encontro, também foram apresentadas reivindicações da categoria.
A Frente foi lançada oficialmente na noite de terça-feira, dia 14, também em Brasília, reunindo autoridades e lideranças empresariais, além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). O evento teve o apoio do próprio Brasil Export.
E nessa quarta, pela primeira vez, o autor da proposta de criação da FPPA, o deputado Paulo Alexandre Barbosa, debateu com representantes do setor seus planos para o colegiado. A Frente tem como objetivo debater os desafios enfrentados pela iniciativa privada nos segmentos portuário e aeroportuário, além de avaliar as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo para esses mercados – a serem elaboradas pelo próprio Ministério de Portos e Aeroportos. Nessa linha, será um órgão estratégico para o Parlamento discutir as ações da União destinadas aos complexos marítimos e aéreos e receber as demandas do setor privado, explicou o político.
Ainda durante a reunião do Brasil Export, Barbosa destacou que, no próximo encontro da FPPA, será definida sua diretoria, um passo importante para os ajustes do cronograma de atividades do grupo parlamentar, que também se propõe a estreitar mais ainda os laços entre representantes, autoridades e interessados nos portos e nos aeroportos.
Antes de chegar no Congresso Nacional, o deputado foi prefeito de Santos (SP) duas vezes. A cidade abriga parte da área do Porto de Santos, fazendo com que o político participasse dos vários debates relacionados ao segmento.
Braço técnico
Paulo Alexandre Barbosa ainda aproveitou a reunião do Conselho Nacional do Brasil Export para anunciar que o Centro de Estudos Brasil Export (CEBE), órgão mantenedor do fórum, será o órgão técnico da frente parlamentar, auxiliando nos debates com os segmentos portuário e aeroportuário.
O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, presente no encontro, destacou a importância dessa parceria para as atividades do colegiado parlamentar. “Termos o Centro de Estudos Brasil Export como o braço técnico da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos será muito importante para ela. Será possível à frente desenvolver suas atividades aproveitando o know-how e os contatos da Cebe, responsável pela organização do maior fórum de debates dos segmentos de transportes, logística e infraestrutura do Brasil. E será possível integrar a FPPA aos eventos que realizamos em todas as regiões do País”, afirmou.
Relações exteriores
Horas antes da reunião, Paulo Alexandre foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. O colegiado trata de temas de política externa, tratados e acordos internacionais, entre outros, e da política de defesa nacional.
Para o parlamentar, essa comissão deverá ter atuação destacada na fiscalização da política nacional do setor de inteligência. “A política externa dialoga com várias áreas e interfere na política interna, como vimos na pandemia de Covid-19 e agora com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta todos e impacta no fornecimento de defensivos agrícolas”, disse.