A cerimônia teve a presença da governadora Izolda Cela, do CEO da Portocem, Ronan Dias, e da presidenta da Cegás, Cissa Mai (Crédito: Divulgação)
Portos
Empresas anunciam construção de gasoduto no Complexo do Pecém
Equipamento será construído pela Cegás e pela Portocem
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará, vai ganhar um gasoduto para transportar gás natural até uma usina termelétrica que será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE-CE), em São Gonçalo do Amarante.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (29), com a assinatura do contrato entre o governo do Estado e as empresas Portocem e Cegás. A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, teve a presença da governadora Izolda Cela, do CEO da Portocem, Ronan Dias, e da presidenta da Cegás, Cissa Maia.
O investimento previsto pela Cegás é de R$ 81,2 milhões na construção do equipamento, que terá 11 km de extensão, além de uma unidade de aquecimento; uma estação de recebimento e uma de entrega e medição do gás.
O combustível transportado será recebido por meio de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), que será agregada pelo consórcio Portocem, vencedor do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência realizado em 2021.
“A assinatura do contrato dá um novo fôlego ao trabalho desenvolvido na Zona de Processamento de Exportação do Pecém. É um investimento de grande importância, com a previsão de utilização do gasoduto por 15 anos, contribuindo com a implantação da usina termelétrica da ZPE e fortalecendo a ideia de um hub de gás natural do Nordeste para toda a América Latina”, afirmou a governadora Izolda Cela.
A presidenta da Cegás, Cissa Maia, explicou que o contrato com a Portocem resultará no maior investimento da história da companhia. “Estamos muito felizes por estar efetivamente realizando, com esse contrato, nossa missão, que é distribuir gás para desenvolver a economia de nosso Estado”, disse.
TERMELÉTRICA
O consórcio Portocem foi o vencedor do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência, em dezembro de 2021, e investirá R$ 4,7 bilhões para a instalação de uma usina termelétrica, que terá uma potência de 1.571 MW.
O prazo estimado para a implantação da usina é de três anos e meio, com a geração de 1.700 empregos diretos durante a construção. Será implantada ainda uma linha de transmissão com 8 km de extensão que conectará a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através da Subestação de Pecém 2.
“A celebração deste contrato com a Cegás é um marco muito importante para o projeto da UTE Portocem, pois além de abastecer nosso complexo, o gasoduto permitirá a conexão com outros consumidores, permitindo que a região vire um importante hub de gás natural na América Latina e atue como uma âncora para a atração de diversos outros investimentos sustentáveis e importantes para o estado do Ceará”, declarou Ronan Dias, CEO da Portocem.