HUB
Empresas de aviação e navegação ajudam no transporte de doações ao RS
O setor de transportes está integrado aos esforços para auxiliar a população do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma das piores crises climáticas de sua história, com fortes alagamentos em várias cidades, inclusive na capital, Porto Alegre, rodovias bloqueadas e o Aeroporto Salgado Filho fechado por tempo indeterminado. Na aviação, quatro companhias aéreas – a Azul, a Latam, a Gol e a VoePass – se colocaram à disposição para ajudar no transporte de doações, equipamentos e profissionais de resgate e emergência.
Nesta quinta-feira, dia 9, tem início o transporte de cargas de duas companhias aéreas para a Base Aérea de Canoas, que fica a 30 quilômetros de Porto Alegre. A Azul terá dois voos com um ATR 72 Cargo, a Latam, um voo com um A321, e a Gol, uma viagem com um B737 Cargo.
O auxílio também vem por mar. As empresas de navegação Mercosul Line, Aliança e Log in também vão ajudar no transporte de doações. Um navio da Aliança deixará hoje o Porto de Santos (SP) com material para a população gaúcha. O cargueiro fará uma escala amanhã em Itapoá (SC), chegando no domingo, dia 12, em Rio Grande (RS), que continua em operação.
Autoridades portuárias também integram os esforços em prol do Rio Grande do Sul. Foram instalados pontos de arrecadação nas sedes administrativas dos seguintes portos: Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São Francisco do Sul (SC), Imbituba (SC), Itajaí (SC), Itaqui (MA), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Suape (PE).
Água
Em mais um esforço para ajudar a população do Rio Grande do Sul, a Ambev interrompeu a produção de cerveja em sua fábrica de Viamão (RS), para envasar água potável, a ser doada aos moradores do estado atingidos pelas enchentes. São 850 mil latas de água, de 473 mililitros, por dia, que serão entregues.