Os fornecedores também puderam expor seu trabalho em estandes, com uma apresentação mais detalhada, sem tempo limite, e até demonstrações aos interessados (Crédito: Bruno Merlin)
Brasil Export
Encontro de Soluções Tecnológicas abre calendário do Brasil Export com muita inovação
Na primeira edição do Expo Brasil Tech Export, empresas puderam expor novidades para os setores logístico e portuário
Um encontro inédito, inovador e que abriu portas para a modernização. O calendário de 2023 do Brasil Export, maior fórum de debates sobre transportes e infraestrutura do Brasil, começou ontem (27) com a realização do 1º Expo Brasil Tech Export – Encontro de Soluções Tecnológicas para o Setor Logístico/Portuário, que ocorreu em São Paulo.
O evento foi criado pelo Brasil Tech Export, braço tecnológico do Brasil Export, e teve como foco os normativos decretados pela Receita Federal, que estabelecem novas regras para procedimentos de alfandegamento.
“É uma satisfação iniciar a temporada 2023 com um evento de tecnologia. Uma satisfação começar assim nosso calendário, que está muito extenso este ano, com um evento em todos os meses, que cada vez mais aproxima todo o setor. É esse movimento que o Brasil Export pretende promover”, disse o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião.
Para o evento, 12 empresas tiveram cerca de 30 minutos para poder apresentar às empresas que atuam nos terminais portuários de todo o Brasil sobre equipamentos e tecnologia.
Após isso, os fornecedores tiveram o restante do dia posicionados em estandes, onde poderia ser feita uma apresentação mais técnica, detalhada, sem tempo limite, e até com demonstrações aos interessados.
Thiago Moreira, gerente de Tecnologia da Informação do Porto do Itaqui (MA), esteve presente com outros colegas da Autoridade Portuária. “Fiquei satisfeito. Foram boas oportunidades de ver o que o mercado de tecnologia está fazendo e para pensar em soluções necessárias voltadas à realidade de nosso porto”.
Angelino Caputo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) e presidente do Conselho Brasil Tech Export, classificou o evento como produtivo e prático.
“A tecnologia precisa estar sempre acompanhando o setor. Então, tivemos muita coisa nova, seja inteligência artificial, processamento de imagem, por exemplo, e tivemos a participação de vários terminais portuários do Brasil inteiro, que se inscreveram para assistir. A frequência do auditório e do que chamamos de uma mini feira criada nos estandes foi muito boa. Recebemos diversos elogios por parte do público, bem como dos próprios expositores. Um evento diferente, inovador, mas também produtivo e prático. As coisas aqui geraram negócios e projetos, coisas que vão ser úteis para o setor como um todo”, comentou.
Regras do alfandegamento
A portaria 143 da Receita foi publicada no Diário Oficial da União em 11 de fevereiro de 2022. Ela substituiu a portaria 3518, de 2011, que definia até então as regras e procedimentos para o alfandegamento.
A atualização tem como principal objetivo o aperfeiçoamento dos controles físicos, a verificação das mercadorias, inclusive de forma remota, e o monitoramento, a adequação e a manutenção dos requisitos técnicos e operacionais aplicáveis ao recinto durante todo o período do alfandegamento.
Essas modernizações exigem que terminais portuários, aeroportuários, portos secos e recintos alfandegados promovam aprimoramento tecnológico em seus sistemas e equipamentos, tais como câmeras, scanners, leitores de OCR, storage.