sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O produtor executivo de audiovisual Francisco Brasileiro e o ator Mateus Solano debateram no painel que foi mediado pelo presidente do Conselho ESG do Brasil Export, João Amaral (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Sustenta Export

Entretenimento e sustentabilidade: um caminho para a transformação

6 de setembro de 2024 às 7:11
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Produtor Francisco Brasileiro e ator Mateus Solano falaram sobre como a atividade pode impactar positivamente o setor de infraestrutura

O produtor executivo de audiovisual e empreendedor socioambiental Francisco Brasileiro afirmou que o entretenimento “não só pode, como deve, atuar como um vetor de transformação em sustentabilidade”.

Ele explicou que, ao humanizar personagens e processos envolvidos em grandes obras de infraestrutura, como a construção de aeroportos, o entretenimento pode atrair a atenção do público para questões técnicas e ambientais de forma acessível e envolvente. Segundo ele, incorporando narrativas que aproximam o público da realidade dos projetos, é possível promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

Ele tocou no assunto durante o painel “Impacto e entretenimento – ferramentas para a transformação sustentável no setor de infraestrutura”, dentro do fórum Sustenta Export, realizado no dia 28 de agosto, em Fernando de Noronha (PE).

No encontro, especialistas discutiram o papel do entretenimento como catalisador para a transformação no setor de infraestrutura. A conversa foi centrada na ideia de que o entretenimento, muitas vezes percebido como desconectado das questões estruturais, pode se tornar uma ferramenta poderosa para promover práticas sustentáveis e sensibilizar o público.

O ator e defensor ambiental Mateus Solano reforçou o papel das celebridades e influenciadores na promoção de causas sustentáveis. Ele acredita que a responsabilidade de quem está na mídia vai além de simplesmente falar sobre sustentabilidade, sendo essencial fazer e liderar pelo exemplo. Ele compartilhou sua experiência em recusar trabalhos de empresas que não têm compromisso com o meio ambiente e ressaltou que as práticas sustentáveis devem ser vistas não como custo, mas como investimento a longo prazo.

“O que estou fazendo é defender o meio ambiente por um lado e por outro lado estou pensando também que a médio, longo prazo, quando todo o mundo vai ter de ser sustentável, será uma construção. É uma imagem que as empresas precisam correr atrás”, disse Solano.

Mediada pelo presidente do Conselho ESG do Brasil Export, João Amaral, a discussão também abordou o papel da tecnologia no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Brasileiro destacou que as inovações tecnológicas, como a inteligência artificial, já estão sendo usadas em setores como a agricultura e a construção civil, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos naturais. Ele afirmou que o desafio está em educar líderes e gestores para que vejam o potencial dessas tecnologias como parte integrante de um futuro sustentável.

O Sustenta Export é uma edição do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS