HUB
Especialistas temem que ataques a navios no Mar Vermelho afetem exportações brasileiras
Os recentes ataques do grupo rebelde do Iêmen, os Houthis, a navios no Mar Vermelho, entre a África e a Ásia, está afetando a navegação nessa região. E este episódio pode ter impactos no comércio exterior do Brasil, segundo executivos do setor de logística. Esses reflexos ocorreriam pois armadores estão alterando a rota de suas frotas para evitar passar pelo Canal de Suez, localizado no Egito e que liga os mares Vermelho e Mediterrâneo. A solução envolve adotar trajetos mais longos, como contornar o continente africano, o que deve ampliar o preço dos fretes para aquela região.
Um dos maiores impactos para o Brasil pode ser percebido nas exportações de carne para o Oriente Médio, uma vez que 21% dessas operações envolvem linhas de navegação que utilizam o Canal de Suez.
Os Houthis começaram atacando navios que passavam pelo Mar Vermelho com destino a Israel, como forma de mostrar seu apoio ao grupo terrorista Hamas, da Palestina. Mas cargueiros que não tinham escalas em portos israelenses já sofreram ataques. O perigo é maior no Estreito de Mandeb, canal que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico.