Foto divulgação
Estilo BE
Espírito natalino e arte
Dica
Um presépio especial
Se você gosta de presépios tanto quanto eu, vale uma visita ao Presépio Napolitano no Museu de Arte Sacra de São Paulo. São 1.600 peças que vão tradicional cena da natividade de Jesus de Nazaré até as que representam diversos profissionais urbanos (como ferreiro, sapateiro, barbeiro, verdureiro, entre outros), pastores, homens do campo, além de objetos, utensílios e móveis, em uma cenografia que ocupa 110 m².
Serviço
Presépio napolitano
Exposição de longa-duração
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
(segundas – fechado)
Endereço: Avenida Tiradentes, 676
Luz – São Paulo/sp
Leitura
Louco por Dostoiévski
O neurocirurgião Edson Amâncio sempre se interessou pelos casos de transtornos psíquicos que atingiram artistas e celebridades. Quando descobriu que Fiódor Dostoiévski sofria de epilepsia, começou a estudar com profundidade a vida e a obra do escritor, visitando inclusive a ex-União Soviética em busca de novas informações sobre o caso. Vasculhou indícios de possíveis influências da doença no estilo denso e muitas vezes.
Quer do ponto de vista da ciência médica, quer nos aspectos estritamente literários, Edson Amâncio é dos maiores especialistas na vida e na obra do autor de obras famosas como “Os Irmãos Karamázov”. Agora ele vai lançar no dia 9 de dezembro, “Meu Dostoiévski: Os Minutos Finais”, a partir das 17 horas, na Livraria da Vila Pamplona, à Rua Pamplona, 1704, (Shopping Jardim Pamplona, segundo piso), São Paulo.
Cinema
História de superação
Para quem curte filmes baseados em fatos reais a sugestão é “’Nyad’, Dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, e estrelado por Annette Bening, que está na Netflix. Diana Nyad é uma nadadora de longas distâncias estadunidense que, em 2013, realizou o impressionante feito de nadar de Havana, em Cuba, até a cidade de Key West, Flórida, nos Estados Unidos, aos 64 anos. Ela é auxiliada por sua melhor amiga e uma equipe de apoiadores para completar uma viagem de mais de 160km. Diana nasceu em Nova Iorque e começou a treinar natação ainda adolescente. Com grandes feitos e atuação internacional no esporte, ela anunciou que pararia de nadar competitivamente aos 30 anos, mas voltou a treinar aos 60 para finalmente alcançar seu sonho.