domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

No momento do acidente estava ocorrendo um descarregamento de bauxita e outros insumos do navio Forte de São Felipe, da empresa Elcano. Não houve vítimasCrédito: Reprodução

Região Nordeste

Esteira cede e interrompe operações de TUP em São Luís

28 de março de 2023 às 10:15
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Acidente ocorreu no último sábado, no terminal da Alumar

Parte de uma esteira que fica sobre uma estrutura metálica no Terminal de Uso Privado (TUP) do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), em São Luís, cedeu na manhã do último sábado (25). O equipamento permite o descarregamento dos produtos direto dos navios com o interior da fábrica instalada no local.

No momento do acidente estava ocorrendo um descarregamento de bauxita e outros insumos do navio Forte de São Felipe, da empresa Elcano. Não houve vítimas e a companhia informou que as unidades de refinaria seguem operando enquanto durarem os estoques.

Pela esteira passam, além de bauxita, carvão, coque e piche. O ocorrido pode reduzir ou mesmo parar a produção de alumínio e alumina, que precisam de bauxita em sua composição, e os pátios de estocagem possuem autonomia por poucos dias.

Ainda não há uma previsão oficial em relação a quanto tempo deve durar o conserto da esteira. Para tentar resolver o problema, os responsáveis pelo porto e pela fábrica buscam soluções urgentes que, até o momento, passam pelo uso de caminhões e o descarregamento sendo feito via grabs (garras) e funil.

Há também a possibilidade de remanejar os desembarques para o porto mais próximo, no caso, o Porto do Itaqui (MA), que apresenta logística viável e mantém o sistema de descarregamento pelo sistema grabs/funil – que é o mesmo utilizado para descarregar fertilizantes.

Após o acidente, a Alumar divulgou uma nota oficial reforçando que não houve vítimas e que as Unidades de Redução e Refinaria continuam operando normalmente, mas não informou por quanto tempo irá conseguir manter as operações, considerando o quantitativo de insumos em estoque.

A reportagem do BE News questionou a Alumar ontem (27) para saber como estava o andamento das operações, o que seria feito para consertar a estrutura e prazo, mas não obteve respostas até o fechamento desta matéria.

Ainda segundo o comunicado da companhia, “investigações estão em andamento e os potenciais impactos na produção estão sendo avaliados”.

Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32, e possui papel importante para a economia do Estado.

Compartilhe:
TAGS Acidente descarregamento de bauxita Maranhão São Luís terminal da Alumar